Tradicional Chocalhada está de regresso à aldeia da Salavessa

A tradição da Chocalhada está de regresso à aldeia de Salavessa, após dois anos de de interregno devido à pandemia de COVID-19. O evento, promovido pela Comissão Pela Salavessa, vai realizar-se no dia 16 de Abril, pelas 11h.

A Chocalhada da Salavessa, localizada na freguesia de Montalvão, é uma tradição com mais de 100 anos, única no concelho de Nisa e no distrito de Portalegre, uma vez que detém características únicas e diferenciadoras de todas as restantes que ainda perduram.

O percurso é feito em redor da Aldeia da Salavessa podendo os participantes usufruir de uma paisagem única onde a natureza está ao seu comando e a intervenção do homem é feita de forma quase imperceptível.

Para os mais antigos habitantes, esta Chocalhada, realizada sempre por alturas de Páscoa, servia para afugentar os maus espíritos da Aldeia e das suas Gentes bem como, pedir bênção para os rebanhos, de grande abundância em tempos na Aldeia.

Pretendendo aliar o interesse cultural da Chocalhada ao divertimento e lazer, a organização vai realizar um almoço convívio para os participantes.

A Comissão Pela Salavessa recorda que a Arte Chocalheira é desde 1 de Dezembro de 2015 Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, título atribuído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, pelo se pretende com esta iniciativa «não só preservar como também divulgar a Aldeia e as suas tradições»

Em 2019, a Chocalhada da Salavessa teve direito a cobertura televisiva em directo, sendo que nos últimos três anos em que foi possível realizar o evento foram mais de 800 as pessoas que se associaram a esta tradição.

Publicidade