Tempo frio vai continuar

As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e Atmosfera apontam para a continuação de tempo frio, pelo menos, até sexta-feira, dia 8, devido ao transporte de uma massa de ar frio associada a um fluxo predominante de nordeste.

No entanto, de acordo com os meteorologistas, com a aproximação de uma depressão proveniente de sudoeste, espera-se uma ligeira subida dos valores de temperatura, em especial nas regiões Sul e Centro na quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, e uma intensificação do vento com um consequente aumento do desconforto térmico.

A temperatura mínima deverá variar entre -6 a 6°C até ao início da próxima semana na generalidade do território, e temporariamente poderá alcançar entre 6 a 8°C na quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, em alguns locais da região Sul. Já a temperatura máxima não ultrapassará os 15°C, estando previsto que os valores mais baixos da temperatura máxima sejam registados nas regiões do interior Norte e Centro, variando entre 1 a 4°C.

O IPMA alerta para a formação de gelo ou geada, em especial no interior, que poderá permanecer ao longo do dia em zonas sombrias do interior Norte e Centro, com possíveis impactos na circulação rodoviária.

As previsões para a próxima semana, de 9 a 15 de Janeiro, «sinalizam a continuação de tempo frio em todo o continente, com diversas capitais de distrito com previsões de
temperatura mínima baixas para a época e a cumprirem os critérios para a emissão de novos avisos.

Distrito em sob aviso amarelo

Perante as previsões que apontam para a persistência de valores baixos de temperatura mínima, o IPMA colocou o distrito de Portalegre sob aviso amarelo. ~

O aviso está em vigor até às 09h da próxima sexta-feira, dia 8.

Vêm aí a Depressão Filomena

A depressão Filomena chega esta quarta-feira a Portugal e vai fazer-se sentir no arquipélago da Madeira e sul de Portugal Continental, trazendo vento forte, agitação marítima, chuva forte e possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos.

De acordo com o IPMA, os efeitos desta depressão no território continental serão essencialmente sentidos na região Sul entre a tarde de quarta (dia 7) e sexta-feira (dia 9), prevendo-se um aumento da intensidade do vento sendo por vezes forte (até 45 km/h) de nordeste, em especial na serra de Monchique e junto ao litoral, onde as rajadas poderão atingir 60/70 km/h.

Prevê-se também a ocorrência de precipitação na região Sul, estendendo-se às regiões Norte e Centro apenas no sábado, com possibilidade de queda de neve acima de 700/900 metros.

Espera-se ainda um aumento da agitação marítima na costa sul do Algarve entre a tarde hoje e amanhã, com ondas de sueste até 2,5 metros.

Publicidade