Sousel leva desafios da Fileira do Borrego a debate na Casa do Alentejo

Na próxima sexta-feira, 17, a Casa do Alentejo, em Lisboa, receberá a sessão de encerramento do primeiro Ciclo de Conferências Terras do Borrego, iniciativa no âmbito da marca “Sousel, Capital do Borrego” que visa promover a região de Sousel e do Alto Alentejo.

Com início marcado para as 10h30, a conferência terá início com uma sessão de boas-vindas presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério, a que se seguirá a intervenção do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos.

Destaque ainda para a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que partilhará a sua visão sobre a importância da fileira em análise.

Tendo como tema principal “Sousel, Capital do Borrego: desafios da fileira em Portugal”, seguir-se-á um debate moderado pelo jornalista João Maia Abreu, que contará com a presença do presidente da Comissão Parlamentar da Agricultura e Pescas, Pedro do Carmo, o CEO da Pasto Alentejano, Tiago Serralheiro e, também, a directora Geral da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo.

O momento de encerramento do Ciclo de Conferência Terras do Borrego, será protagonizado pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Para finalizar, destaque ainda para a presença da Tuna da Universidade Sénior de Sousel, que, com os seus cantares tradicionais, irá encerrar a Conferência.

Sousel, Capital do Borrego

Actualmente, Sousel alberga a maior exploração de carne de borrego nacional e a maior da Europa com certificação em bem-estar animal. A empresa Pasto Alentejano, com capacidade para cerca de 80 mil efetivos, é uma das maiores empresas geradoras de riqueza e emprego da região, sustentada pela qualidade e notoriedade do borrego de Sousel. Além do mais, Sousel conta com quase uma centena de outros produtores que desempenham um importante papel na economia nacional.

Desta mistura entre tradição e modernidade nasceu então “Sousel, Capital do Borrego”, uma marca territorial que permite desenvolver a região do Alto Alentejo, atraindo mais investimento económico, e aliando a dinâmica do setor ovino à sua história e cultura.

Publicidade