Série “A Rainha e a Bastarda” da RTP vai ser gravada no Castelo de Marvão

O Castelo de Marvão foi escolhido para acolher, no mês de Junho, parte das gravações da série “A Rainha e a Bastarda”, produzida pela “Fado Filmes”, de Luís Galvão Teles, com o apoio da RTP (Rádio Televisão Portuguesa), do ICA (Instituto de Cinema e Audiovisual) e do PIC (Cash Rebate).
A equipa que vai produzir e realizar esta série histórica para a RTP tomou esta decisão após uma visita à Vila e ao Castelo de Marvão, por se tratar de um cenário com o “decor” ideal para a realização de parte das gravações, tendo em conta a presença frequente, ao longo dos oito episódios, do Castelo do Reino.
O Município realça a importância do apoio a esta iniciativa, por se tratar de uma oportunidade única para promover e divulgar Marvão e o seu Castelo.

A série

“A Rainha e a Bastarda” é uma série de oito episódios para toda a família, com objectivo didático e pedagógico. Pretende ser a história da Rainha Santa Isabel, uma figura que é também um dos mitos fundadores do nosso País.
A personalidade de Isabel e os feitos que lhe são atribuídos serão trabalhados nesta série. Ao mesmo tempo, a série será também uma investigação quase de ânimo policial na Idade Média, mas com caráter filosófico, no sentido em que se debruçam sobre um tema religioso – a questão dos cátaros, dissidentes religiosos sediados em França, e no sentido em que procurará explorar a ação da igreja católica na busca da pureza e da verdade religiosa. Lopo Aires Teles será confrontado também com a questão da santidade da Rainha, com a pressão de Roma e com a ameaça dos cátaros.
Deste modo, e procurando um rigor factual que não contradiga a liberdade da ficção épica, a produção da série centra a ação narrativa em locais de imprescindível pertinência no registo da história medieval.”

Publicidade