Semana Santa é no Crato: Oração, tradição e caminho

São muitas as entidades e as pessoas envolvidas na celebração da Páscoa na histórica vila do Crato em que a Semana Santa tem o peso da emoção e da tradição.

Em conferência de imprensa que reuniu no auditório muitas das entidades do concelho que dão corpo à celebração da Semana Santa, desde logo Paróquia, autarquias e IPSS, o presidente da Câmara, Joaquim Diogo, explicou que estará em formação uma Irmandade ou Confraria das Chagas para corporizar a responsabilidade da organização futura da Semana Santa, e também com o intuito de chamar e de passar a tradição para os mais novos.

O edil apontou diversas iniciativas, para além das de âmbito cultural, como os concertos, ou logísticas como a decoração das ruas, da «criação de dinâmicas com a hotelaria e a restauração», declarando que «o Município, como sempre, presta todo o apoio às iniciativas»

Já o provedor da Santa Casa, António Ferreira, apontou a importância dos Bombeiros e da Filarmónica na participação, em especial «nas cerimónias de rua», assumindo que se pretende «alargar a dinâmica», pois «e «importante todos tomarem conhecimento dp que se faz, até para mais facilmente se substituir a falta de alguém».

António Ferreira apontou a importância simbólica das alfaias litúrgicas nas cerimónias, e em especial nas procissões, assumindo ainda que «é necessário mobilizar as camadas mais jovens» e «envolver o mais possível as instituições e as pessoas», anotando que este ano o programa cultural prevê o concerto na Igreja de Santo António, anunciando ainda que no futuro se prevê envolver todo o concelho.

Por seu turno o Prior do Crato, Mons. Paulo Dias, assumiu que nas edições anteriores «a participação tem-nos dado alento para que possamos fazer melhor», apesar de reconhecer que é mais difícil fazer participar os mais novos, mas apesar disso «sentimos que podemos fazer melhor».

O Pároco anotou ainda que a criação de uma Irmandade do Senhor das Chagas permite ajudar à celebração pascal mas também à de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Crato, dizendo «sentir a comunidade reunida e unida» nesse sentido.

Carlos Saraiva é a pessoa que se disponibilizou para «promover a constituição da Irmandade», declarando que «o objectivo é engrandecer as celebrações e as procissões», deixando claro que a Irmandade será «agregadora e aberta a todos» e «não de elite ou discriminadora».

Programa Semana Santa – 2024

20deMarço – Quarta-feira

18.00h – Celebração Penitencial e Confissões

24 de Março – Domingo de Ramos

11.00h – Bênção dos Ramos na Igreja da Misericórdia

11.15h – Procissão dos Ramos

11.30h – Celebração da Eucaristia na Igreja Matriz

18.00h – Solene Procissão do Senhor dos Passos (Sermão do Encontro na Praça do Município e Sermão do Calvário na Igreja de Santo António)

27 de Março – Quarta-feira Santa

21.00h – Via-Sacra – com as crianças na Igreja Matriz; Ritual do Candeeiro das Trevas

28 de Março – Quinta-feira Santa

18.00h – Missa da Ceia do Senhor na Igreja Matriz (Adoração e Desnudação dos Altares)

21.30h – Lava-Pés e Procissão do Senhor da Cana Verde

29 de Março – Sexta-feira Santa

15.00h – Celebração da Paixão, Adoração da Cruz e Comunhão na Igreja Matriz

21.30h – Procissão do Enterro do Senhor e Cerimónia do Enterro

30 de Março – Sábado Santo

22.00h – Celebração da Vigília Pascal, Missa das Aleluias (Capela do Carmelo São Nuno de Santa Maria)

31 de Março – Domingo de Páscoa

11.30h – Missa da Ressurreição do Senhor na Igreja Matriz

17.00h – Concerto de Páscoa na Igreja de Santo António

1deAbril – Segunda-feira

10.30h – Festa de São Gregório e

Missa na Igreja Matriz

Publicidade