Sé Catedral de Portalegre abre portas para visita às obras de requalificação

No próximo dia 15 de Fevereiro, entre as 15h e as 16h, a Sé Catedral de Portalegre volta a abrir a suas portas, um ano após o seu encerramento para obras de reabilitação, dando assim oportunidade à população e visitantes de observarem de perto os trabalhos que estão a ser  realizados.

«Neste dia faz um ano que foi assinado o auto de consignação da empreitada da obra de reabilitação da Catedral de Portalegre, seus claustros e anexos», lê-se num comunicado endereçado à nossa redacção.

A obra compreende, por um lado, a reabilitação do edifício em si mesmo e, por outro, do património móvel e integrado, nomeadamente o restauro dos retábulos, pinturas, imagens, azulejos, entre outros, que o enriquece.

«O estaleiro a envolver o adro da Catedral, montado em Fevereiro de 2021, anunciou o início das obras. Longo é o percurso já andado, afectado pela pandemia que, entretanto, veio perturbar o andamento e pelos numerosos imprevistos – uns positivos, outros, porém, menos agradáveis», refere a mesma nota, que justifica esta acção com o fato de muitas pessoas se questionarem sobre o que está a ser feito neste que é um dos monumentos mais emblemáticos de Portalegre.

«Portalegrenses, residentes na região, e turistas vêem os andaimes montados e os trabalhadores em acção há muito; e perguntam-se quando é que finalmente podem entrar na Catedral para admirar a obra já realizada e, mais ainda, quando é que a Sé reabre ao culto.», refere o comunicado.

Para já, no dia indicado, a Catedral vai abrir as suas portas para uma visita aberta a quem quiser observar os trabalhos já efectuados no seu interior, nomeadamente nos retábulos e pinturas dos altares. O percurso será delimitado, até porque os trabalhadores não pararão. Porque a pandemia perdura, serão respeitadas as normas de segurança que as autoridades têm determinado, especialmente o uso de máscara, a higienização das mãos, e o distanciamento entre os visitantes. É proibido tirar fotografias.

Publicidade