Sabores do rio em destaque nas mesas do Alandroal de 23 de Fevereiro a 3 de Março

Alandroal volta a ser a Capital das Cozinhas do Rio, de 23 de Fevereiro a 3 de Março, com mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, que leva às mesas do concelho o que de melhor o território tem para oferecer.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, foi esta segunda-feira apresentada ao público na Área Recreativa das Azenhas D’el Rei, com um passeio de barco e uma degustação de alguns dos sabores que percorrem os 16 cafés e restaurantes aderentes já a partir desta sexta-feira.

João Grilo, presidente da Câmara Municipal do Alandroal, destaca a importância desta iniciativa, referindo que «a essência do Festival é estar distribuído por todo o concelho, com vários níveis de oferta, desde a cozinha moderna e mais inovadora, às tradições enraizadas na região, com os cafés e tascas a darem a conhecer receitas que fazem parte das memórias de todos».

O aguardado roteiro do petisco e o almoço da caldeta para todos são alguns dos destaques do programa que, para além da gastronomia, celebra a cultura e as tradições da região.

A Praça da República será espaço central para uma feira de produtos locais, workshops, jogos tradicionais, a apresentação do livro “Comeres Raianos”, da Confraria Gastronómica do Alentejo. Este espaço acolhe ainda uma das novidades desta edição, um centro de acolhimento que tem como objectivo auxiliar quem visita o Festival a conhecer todos os restaurantes aderentes e a proporcionar uma experiência única e diferenciadora, adaptada aos interesses de cada grupo.

Ainda numa óptica de valorização do peixe do rio, o Chef José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos, em Portalegre, protagoniza uma sessão de showcooking com a Chef Lídia Brás, onde dão a conhecer alguns dos segredos para preparar pratos de fazer água na boca.

As actividades estendem-se à celebração do património natural e cultural do concelho, com programas para toda a família, incluindo exposições, maratonas fotográficas, concertos, animação musical itinerante, concursos de pesca e passeios pedestres e de BTT, para os mais aventureiros.

O Festival do Peixe do Rio nasceu em 2010 enquanto Mostra Gastronómica do Peixe do Rio e é já marca identitária do concelho, que tem como objectivo dar a conhecer a autenticidade e qualidade dos produtos da região, dinamizando a economia local em áreas cruciais como a restauração, hotelaria e comércio.

Publicidade