Reviver o passado em Elvas com 3.904 adeptos no “Patalino”

Elvas, e sobretudo os adeptos de O Elvas, Clube Alentejano de Desportos, não mais vão esquecer o dia 7 de Abril de 2024 e a grande festa que assinalou o jogo e a vitória por 2-1, com reviravolta e um golo de fora da área de Romarinho, com o Vitória de Setúbal, na última jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

Praticamente quatro mil adeptos (3.904 são os números oficiais de ingressos validados, não estando contabilizadas todas as entradas de crianças até aos 12 anos) corresponderam ao desafio de um grupo de sócios, intimamente associados às claques organizadas do clube, para encher e pintar de azul e ouro o “Patalino” no derradeiro encontro oficial de uma temporada a todos os níveis histórica para o emblema elvense e para o Alto Alentejo.

Pela primeira vez neste século, o renascido O Elvas conseguiu, sem sobressaltos, a permanência no Campeonato de Portugal, depois de décadas entre o sobe e desce e a manutenção na antiga III Divisão. Foram 10 vitórias, nove empates e sete derrotas em 26 jornadas, com 34 golos marcados e 27 sofridos, e um 6.º lugar final que reforça as ambições da nova SAD para a próxima campanha.

Com toda a cidade envolvida, como há muito não se via, num apoio incondicional ao clube (desde logo personificado no edil Rondão Almeida), neste reviver do passado, nostálgicos ainda dos anos gloriosos das últimas presenças de O Elvas na I Divisão – Carlos Cardoso, o treinador da subida, foi um dos ilustres convidados presente no “Patalino” -, mas a pensar, sobretudo, nos desafios do futuro, a resposta de sócios e adeptos terá mesmo superado as expectativas dos responsáveis da SAD e dos investidores desde logo numa FAN ZONE que reuniu, ao longo de todo o dia, milhares de adeptos numa bonita festa que se estendeu, depois, às bancadas, com coreografias e tarjas de azul e ouro.

Um ambiente eletrizante que culminou com a vitória sobre os sadinos, a segunda esta temporada, que desfez o empate técnico que subsistia entre os dois clubes. Agora, com 10 jogos entre as duas equipas, quatro vitórias de O Elvas, três empates e três triunfos do Vitória de Setúbal.

Publicidade