Reservas de sangue «em níveis preocupantes», alerta FEPODABES

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue alerta que «as reservas nacionais de sangue apresentam neste momento níveis preocupantes em diversos grupos sanguíneos» e apela à dádiva de sangue, uma vez que, «mesmo em pandemia, os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta às necessidades dos seus doentes.

Alberto Mota, presidente da FEPODABES, deixa o alerta de que «o Inverno traz sempre consigo uma baixa nas reservas, motivada pelo frio e pela gripe, mas este ano temos a pandemia do COVID-19 que fez baixar os níveis de sangue para níveis preocupantes».

De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) no portal www.dador.pt, diversos grupos sanguíneos apresentam reservas nacionais inferiores a sete dias, nível considerado preocupante para dar resposta às necessidades dos hospitais portugueses.

A FEPODABES apela a todos os dadores saudáveis, nomeadamente os mais jovens, a doarem sangue e desta forma ajudam a salvar vidas. «A dádiva de sangue está prevista nas excepções ao confinamento, pelo que é muito importante que os portugueses não desmobilizem e continuem a dar o seu contributo», refere Alberto Mota.

Todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50kg e que sejam saudáveis podem dar sangue.

 A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível no site da PEPODABES em www.fepodabes.pt e no portal www.dador.pt.

Numa altura em que muitos cidadãos revelam algum receio para se deslocar aos hospitais para doar sangue, a FEPODABES recorda que a recolha nos estabelecimentos de saúde é feita com toda a segurança. Alberto Mota refere que «é do nosso conhecimento que em todas as recolhas de sangue estão a ser rigorosamente adoptadas as regras que garantem a segurança dos dadores, cumprindo-se as regras da Direcção-Geral da Saúde».

Segundo a FEPODABES, são necessárias cerca de mil unidades de sangue todos os dias e que a cada dois segundos alguém está a precisar de sangue. O processo de recolha de sangue é um procedimento rápido, demorando cerca de 30 minutos, e que pode ajudar a salvar várias pessoas, já que uma única unidade de sangue pode servir para ajudar até três vidas.

Publicidade