Presidente da República inaugura “Casa da Cidadania Salgueiro Maia” em Castelo de Vide

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se esta quinta-feira, dia 1, a Castelo de Vide para presidir à cerimónia de inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, um projecto da Câmara de Castelo de Vide e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) que abre portas simbolicamente no dia em que o Capitão de Abril completaria 77 anos.

O programa, que terá início no período da manhã, contempla, entre outras iniciativas e cerimónias oficiais, a apresentação do livro “Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, de Moisés Cayetano Rosado, com prefácio do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, seguida de sessão de autógrafos, a abertura da exposição “A Chaimite na Revolução – Momentos”, de Alfredo Cunha e concerto pela Orquestra sem Fronteiras.  

A “Casa da Cidadania Salgueiro Maia” será inaugurada às 16h30, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, além do presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, e da Directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre representantes de outras entidades oficiais. 

A instalação do espaço museológico no castelo de Castelo de Vide, Monumento Nacional afecto à DRCAlentejo, visa promover a visibilidade de uma personalidade que representa a essência da revolução do 25 de Abril de 1974, um Herói Nacional, através do espólio que doou à autarquia da terra onde nasceu, cumprindo a vontade que deixou expressa em testamento, relativa à respectiva musealização. Tem igualmente por objectivos divulgar os valores da fraternidade, liberdade e democracia às novas gerações.

O núcleo museológico no qual foram investidos mais de 1,1 milhão de euros, corresponde à primeira e mais importante fase do projecto. A candidatura foi apresentada pela DRCAlentejo aos fundos comunitários, em protocolo com a Câmara de Castelo de Vide que assegurou a contrapartida nacional deste investimento, co-financiado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O projecto técnico é da responsabilidade da DRCAlentejo, dona da obra, e a Museologia tem a autoria de Fernando António Baptista Pereira, historiador e presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 

O projecto tem ainda prevista, numa segunda fase, a instalação de uma loja, de uma sala de exposições e uma área para bar e esplanada. 

Entre as peças que integram o núcleo museológico encontra-se o conhecido megafone com o qual, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o Capitão Salgueiro Maia intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia. O espaço museológico exibe também o uniforme militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, estandartes e insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares que pertenceram a Salgueiro Maia. 

Publicidade