Presidente da República anuncia fim do Estado de Emergência

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta terça-feira, dia 27, que não vai propor à Assembleia da República a renovação do Estado de Emergência, que vigora até às 23h59 de sexta-feira, dia 30.

Numa declaração ao País a partir do Palácio de Belém, o Chefe de Estado justificou a decisão com o facto de «ter havido uma estabilização e até uma descida do número médio de mortes, de internados em enfermeira e em cuidados intensivos, assim como a redução do Rt, indicador de contágio, bem como a estabilização do número de infectados, ou seja, a incidência da pandemia».

Também o número de testes realizados e o processo de vacinação foram tidos em conta na decisão de não renovar o Estado de Emergência.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou claro que «não estamos livres da pandemia», apelando a todos os portugueses para que continuem a cumprir as regras de segurança e evitem contactos. Caso a situação epidemiológica se agrave «não hesitarei em avançar com novo Estado de Emergência», disse.

Publicidade