Portalegre: Presidente da República de Cabo Verde apela à união dos países da CPLP por uma Economia Azul

José Maria Neves esteve esta quinta-feira em Portalegre, onde encerrou a V Energy and Climate Summit dedicada à ‘Economia Circular’, que decorreu durante dois no Campus do Politécnico de Portalegre. A próxima conferência do GUARDIÕES deverá ter lugar em Cabo Verde.

No decorrer da sessão de encerramento da V Energy and Climate Summit, que se realizou esta quinta-feira no Campus do Politécnico de Portalegre, o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, exortou à união dos países da Comunidade de País de Língua Portuguesa (CPLP), todos limitados por mar, pela implementação de uma Economia Azul, integrada no processo de transição da Economia Linear para a Circular. O responsável lembra a importância de preservar os oceanos e os recursos marinhos, aproveitando o seu potencial para promover o desenvolvimento justo e sustentável dos países de língua portuguesa.

José Maria Neves encerrou a V Energy and Climate Summit, dedicada à “Economia Circular”, que decorreu, ontem e hoje, no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e contou com a presença de vários oradores e debates sobre temáticas enquadradas no tema da cimeira. O Presidente da República de Cabo Verde anunciou ainda que Cabo Verde está de portas abertas para receber a próxima edição das conferências Energy and Climate Summit, promovidas pelo Projeto GUARDIÕES.

«O GUARDIÕES, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em todos os países da CPLP, aliado à ciência e à tecnologia, é fundamental para o sucesso desta cooperação em nome da proteção das nossas cidades e países», afirmou José Maria Neves.

Para Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa usufruem de uma ligação especial, fraterna, e podem vir a afirmar-se como exemplo da união necessária entre as nações para enfrentar os desafios prementes das alterações climáticas. «Eu Sou Tu e Tu És Eu, foi a mensagem que Luís Represas, Tito Paris, Don Kikas e Tonekas Prazeres nos deixaram ontem (no concerto, de entrada livre, que realizaram junto ao lago do Campus do Politécnico de Portalegre), e que se torna ainda mais verdadeira quando pensamos na luta contra as alterações climáticas que é uma batalha da Humanidade. O nosso laço de países irmãos pode fazer a diferença e servir de exemplo», adiantou.


Elvira Fortunato anuncia aumento de mil milhões de euros nas verbas do PRR para Ciência e Ensino Superior

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, participou na sessão de abertura da V Energy and Climate Summit, dedicada à “Economia Circular”, na manhã de quarta-feira, no decorrer da qual anunciou um aumento de mil milhões de euros nas verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinadas à Ciência e Ensino Superior, no âmbito da reprogramação do PRR que está em consulta pública até sexta-feira.

Elvira Fortunato evocou ainda a importância da Agenda Verde para o País e do desenvolvimento de projectos inovadores, como o Projecto Guardiões, que contribuam para acelerar a transição energética e o desenvolvimento sustentável.

A ministra defendeu também a diversificação das fontes de financiamento destes projectos, não só porque os apoios serão maiores, mas também porque estas iniciativas portuguesas poderão usufruir da partilha de sinergias e do networking das redes além-fronteiras.

Ainda na sessão de abertura, Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, uma das entidades promotoras do Projecto Guardiões, a hora é de reflexão, de confiança na Ciência que esteve sempre, ao longo dos tempos, à altura dos desafios, mas é sobretudo a “Hora de Agir”. «Actualmente existem cerca de oito mil milhões de pessoas no planeta. Em 2050, no ano da neutralidade carbónica, seremos nove mil milhões, a consumir mais recursos, mais rapidamente. Acreditamos que vamos continuar a poder contar com o contributo da ciência para que o Homem possa viver em equilíbrio com o seu semelhante, com o mundo natural e com os outros seres vivos. Mas cada um de nós tem o seu papel decisivo nesta ‘Hora de Agir’», afirmou.

A V Energy and Climate Summit, dedicada à Economia Circular, é uma iniciativa do Projeto GUARDIÕES, promovido pelo IPP, em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Publicidade