Portagem recebe recriação histórica da Boda Régia

O XVIII Festival Transfronteiriço “Boda Régia”, organizado pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, com a colaboração do Município de Marvão, realiza-se de 3 a 6 de Agosto. No primeiro dia (quinta-feira), as actividades estão agendadas para a Portagem (junto à Ponte Quinhentista), onde se pode assistir, a partir das 21h30, à recriação histórica da chegada do Rei D. Manuel.

Depois de um espectáculo teatral, com comédia e dança, Ricardo Gordo e Samuel Lupi sobem ao palco para apresentar “A Guitarra Portuguesa”, num concerto com o seu cunho pessoal, onde a simbiose entre o clássico e o moderno se fará sentir nas interpretações de grandes temas da música instrumental portuguesa e do próprio Ricardo Gordo.

Este evento transfronteiriço, declarado como “festa de interesse turístico regional”, em 2016, conta com um programa repleto de actividades culturais que incluem um mercado típico da época, artesãos a trabalhar ao vivo, desfiles, jogos para crianças e espectáculos musicais.

Na sexta-feira (dia 4), a partir das 20h, realiza-se o desfile das comitivas reais por Valencia de Alcántara, onde o Rei D. Manuel vai ser acompanhado por duas dezenas de convidados marvanenses.

A recriação histórica e a representação teatral do enlace que uniu o Rei de Portugal, D. Manuel I, “O Afortunado”, com a Infanta Isabel de Castela e Aragão, filha primogénita dos Reis Católicos, em 1497, é o ponto alto das comemorações e decorre nos dias 5 e 6, às 22h00, na Igreja de Rocamador, em Valencia de Alcántara.

“De amor, justiça e conveniência” é o nome do novo texto escrito por Javier Uriarte para a obra teatral da 18ª edição do Festival Boda Régia, que terá a maior participação de sempre, ao nível de actores e figurantes.

Publicidade