Ponte de Sor vai ter primeira linha de montagem de aeronaves do País

O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor prepara-se para receber um investimento de cerca de 100 milhões de euros com vista à criação da uma unidade de produção onde será desenvolvida e produzida aquela que será a primeira aeronave portuguesa: LUS 222.

A assinatura do Memorando de Entendimento entre a EEA Aircraft (Cosmus Arospace e CEiiA) e a Câmara de Ponte de Sor para a cedência do espaço no Aeródromo foi um dos pontos alto do primeiro dia do Portugal Air Summit.

De acordo com Miguel Braga, do CEiiA, o LUS 222 será uma aeronave regional ligeira, «não pressurizado, de 19 lugares, para dois mil quilos de carga e para dois mil quilos de alcance».

O responsável prevê que a primeira aeronave fique pronta no final de 2025 ou no primeiro trimestre de 2026 e vai contar com versões civil e militar, destinada, em particular, aos mercados de África e da América Latina.

Miguel Braga estimou que o investimento deste projecto ronde os 100 milhões euros. Serão criados cerca de 300 postos de trabalho directos.

Nesta sessão, que contou com a presença do presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, e do secretário de Estado da Economia, João Neves, foram ainda apresentadas as maquetas da linha de montagem a ser instalada no Aeródromo e também da aeronave.

Publicidade