Politécnico de Portalegre, Fórum da Energia e Clima e CCDR Alentejo unem-se para combater as alterações climáticas

Foi hoje assinado, numa cerimónia que decorreu na BioBIP, em Portalegre, o contrato do projecto “Guardiões” que tem como promotores o Politécnico de Portalegre, o Fórum da Energia e Clima e a CCDR Alentejo, que se uniram para criar no território um laboratório vivo para a problemática das alterações climáticas.

A sessão contou com a intervenção do presidente do Politécnico de Portalegre, Albano Silva, do presidente da CCDR-A, António Ceia da Silva, do presidente do Fórum da Energia e Clima, Ricardo Campos, e do vice-presidente do Politécnico de Portalegre e coordenador do Projecto, Luís Loures. Marcaram também presença neste acto o deputado Luís Testa, que foi responsável pela instalação do Fórum da Energia e Clima em Portalegre, e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Hilário.

Com um financiamento global de aproximadamente 2,4 milhões de euros, o projecto “Guardiões” tem como objectivos promover a compreensão do fenómeno das alterações climáticas e potenciar o desenvolvimento das melhores soluções aplicáveis à região do Alentejo, capazes de contribuir para o aumento da resiliência aos impactes decorrentes das alterações climáticas.

Durante a execução do projecto, este território funcionará como laboratório vivo e banco de ensaio das medidas preconizadas, e para estes desígnios, será constituída uma equipa de trabalho multidisciplinar, composta por especialistas em alterações climáticas e políticas ambientais, pedagogos, arquitetos, arquitetos paisagistas, engenheiros do ambiente, engenheiros informáticos, economistas, etc.

Uma das componentes do projecto é a sensibilização da sociedade civil para a temática das alterações climáticas, estando previsto, para esse efeito, um conjunto de acções, entre as quais a realização de conferências de abrangência global, com a intervenção de especialistas nacionais e internacionais.

Publicidade