Nomeada Confraria de S. Mamede

Foto: Blog Arquivo do Norte Alentejano

O Bispo Diocesano, D. Antonino Dias, nomeou a Comissão Administrativa da Confraria de S. Mamede, na Paróquia do Reguengo, em Portalegre, e que é presidida por Nuno Joaquim Garção Raposo e composta por Carla Sofia Barbas da Silva, Inês Manuel Rita Vaz, João Firmino Martins Rebelo, João Raimundo Martinho, Joaquim José da Silva Marchão e Susana Isabel Magno Rebelo Covas.

No seu despacho de nomeação, o Bispo lembra a instituição da Confraria a 16 de Agosto de 1945 pelo Bispo de então, D. Domingos Maria Frutuoso, tendo por objectivo «promover a devoção a S. Mamede e dar ao seu culto externo o maior esplendor», para além de «sufragar as almas do Irmão falecidos e socorrer os Irmãos necessitados e, na medida das suas posses socorrer outros pobres da freguesia», mas, acrescenta o D. Antonino, «com certeza que também não estria longe das preocupações dos paroquianos do Reguengo a necessidade de alguém cuidar mas de perto deste património religioso e cultural» que é a pequena Ermida e o Mosteiro Beneditino actualmente em ruínas.

Actualmente a Confraria existe, mas não se renovou depois dos nomeados em 1945, encabeçados por Laureano Sardinha, não tem Irmãos e o espaço que pertence à Paróquia e dá nome à Serra e a tanto mais «foi-se degradando, mas sempre muito presente na memória colectiva do povo».

Desta forma e com diligências por parte do Pároco actual, achou-se por bem nomear uma Comissão Administrativa «por três anos, a fim de representar a respectiva Confraria e, em comunhão com a Paróquia, darem as mãos em benefício desta causa».

Assim sendo, importa, pois, angariar Irmãos para que mais tarde possa haver eleições.

Apesar das enormes dificuldades, é com expectativa moderada que se podem esperar “novidades” a médio prazo sobre S. Mamede.

Publicidade