Nisa com médico de família «para todos os Munícipes»

O quadro de médicos do Centro de Saúde de Nisa ficou completo esta terça-feira, dia 9, com a recepção da Dra. Teresa – a médica, de nacionalidade espanhola, que irá integrar a equipa de médicos que serve os cerca de seis mil habitantes do concelho de Nisa.

A apresentação da nova profissional de saúde foi levada a cabo pelo presidente da Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), Joaquim Araújo, e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade, bem como dos vereadores José Dinis Serra e José Leandro Semedo, em representação do Município de Nisa que tem desenvolvido um conjunto de medidas na atracção de médicos.

Recorde-se que a autarquia lançou em 2023 um Regulamento Municipal para a atribuição de incentivos à fixação de médicos de medicina geral e familiar no Centro de Saúde de Nisa (Unidade de Saúde e Extensões) que prevê a disponibilização de um imóvel para habitação e a atribuição de um apoio financeiro até 800 euros mensais.

Em matérias de saúde, o Município de Nisa é também responsável pela construção do Novo Centro de Saúde de Nisa, assumindo-se como parceiro da ULSAALE na execução desta infraestrutura que disponibiliza o habitual serviço da Unidade de Saúde Familiar, bem como consultas de higiene oral e nutricionismo, e perspectiva já «a instalação de exames complementares de diagnóstico de apoio à doença aguda como análises clínicas, exames raio-x e espirometria».

Além no novo Centro de Saúde, as parcerias entre a Câmara Municipal e a ULSAALE garantiram também a actual empreitada de construção da Nova Extensão de Alpalhão e um trabalho em rede, no âmbito social, para integrar nas respostas de especialidade, as necessidades que são detectadas pelas equipas multidisciplinares.

A par de tudo isto, e como complemento ao Serviço Nacional de Saúde, o Município de Nisa criou um Seguro de Saúde gratuito para todos os munícipes com mais de 18 anos que estejam recenseados no concelho há pelo menos dois anos.

Publicidade