Município de Vila Velha de Ródão assinala Hora do Planeta com apagão da iluminação pública do concelho

No próximo sábado, dia 23 de Março, o Município de Vila Velha de Ródão volta a associar-se a mais uma edição da Hora do Planeta, uma iniciativa promovida pela organização global de conservação de natureza ANP/WWF. Entre as 20h30 e as 21h30, em parceria com a empresa E-Redes, toda a iluminação pública do concelho de Vila Velha de Ródão será desligada, num gesto simbólico que visa manifestar o compromisso da autarquia com o Planeta.

Este ano, mais do que promover o apagão de alguns dos principais edifícios e monumentos do concelho, a autarquia rodanense assume-se como pioneira ao suspender toda a iluminação pública do concelho durante uma hora, numa iniciativa a que se associam também o Agrupamento de Escolas e as maiores empresas do concelho.

Assim, durante este período, as empresas Biotek, The Navigator Company, Paper Prime e Roclayer irão reduzir a iluminação exterior ao mínimo necessário para não colocar em causa a segurança das instalações, num gesto de responsabilidade social que pretende demonstrar o seu compromisso para com a sustentabilidade e a redução da pegada ambiental.

«Mais do que desligar as luzes durante 60 minutos, o que pretendemos é mostrar que todas as nossas pequenas acções juntas podem contribuir para um grande impacto, como preconizam os promotores da Hora do Planeta. Desde sempre os municípios se têm assumido como parceiros deste movimento global e Vila Velha de Ródão não foi excepção, mas este ano queremos ter uma noção do impacto real que as nossas acções podem ter», esclareceu o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

Para tal, a autarquia vai contabilizar a poupança energética que representa este apagão temporário – e cujo impacto não será certamente tão significativo quanto o expectável, uma vez que já foi assegurada a implementação de lâmpadas LED em praticamente toda a iluminação pública do concelho – e convida a população a juntar-se a esta causa, apagando também as luzes em sua casa.

Evento histórico da WWF, a Hora do Planeta surgiu há mais de 15 anos em Sidney, na Austrália, quando, numa tomada de posição contra as alterações climáticas, 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes durante 60 minutos. O que começou numa única cidade espalhou-se, entretanto, para mais de 187 países e este ano convida-nos a reduzir a nossa pegada ecológica, através da adopção de alguns dos truques no nosso dia a dia, que os interessados podem encontrar na página de internet do evento (www.horadoplaneta.pt).

Publicidade