Município de Nisa realiza testes à COVID-19 nas freguesias

No âmbito da estratégia de testagem preventiva à COVID-19, a Câmara de Nisa vai descentralizar a campanha, estendendo-a às freguesias do concelho, por forma a abranger toda a população.

«Tendo sido suspenso o Transporte Nisa Social, serviço gratuito disponibilizado pela autarquia e que parte da população depende para se fazer deslocar à sede de concelho, o Município de Nisa assegura desta forma que nenhum munícipe deixe de usufruir desta campanha gratuita», explica a autarquia.

Esta iniciativa surge na sequência das acções continuadas de testagem desenvolvidas desde o início da pandemia, encetada logo em Abril de 2020 juntos dos lares do concelho com funcionamento em espelho, a que se seguiram, entre outras, testagens aos funcionários municipais, alunos e professores. Já em Janeiro de 2021, aquando da renovação do estado de emergência, as campanhas de testagem continuaram numa primeira fase aos grupos específicos e mais recentemente à população em geral.

De acordo com a autarquia, já foram realizados cerca de 600 testes rápidos de antigénio, com amostras recolhidas via exsudado nasal (nasofaríngeo) por laboratório referenciado pela DGS. «Ainda que os indicadores epidemiológicos apontem para uma substancial redução dos casos activos no concelho, o Município de Nisa não desarma na luta contra a COVID-19», refere a autarquia, acrescentando que as primeiras freguesias a receber esta campanha municipal de testagem à COVID-19 foram Alpalhão e Tolosa, em que foram testados 200 munícipes, sendo que nas próximas semanas a acção irá estender-se às restantes freguesias, bem como se irão manter-se as testagens semanais na sede de concelho.

A campanha é destinada a toda a população, mediante inscrição prévia através do endereço de e-mail testagemcovid@cm-nisa.pt ou pelo contacto 245 410 000 (em dias úteis) e, em função da afluência, e mediante prioridades previamente estabelecidas, a Câmara Municipal definirá grupos limitados de agendamentos de acordo com a capacidade de execução por parte do laboratório e por forma a evitar ajuntamentos.

Publicidade