Município de Gavião recebe comemorações regionais do Dia Associativismo Jovem

O Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) levam a cabo um conjunto de eventos e iniciativas a que deram o nome «Palco Jovem: O Associativismo das Causas», em todo o País, por forma a assinalar o dia 30 de Abril. Data particularmente relevante para o sector da juventude, em que se assinala a criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), que teve como propósito promover a capacitação do movimento associativo.

O Dia do Associativismo Jovem assinala-se desde 2002 e visa reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar o papel das pessoas jovens na promoção dos valores democráticos, reconhecer e promover a actividade do movimento associativo jovem, estimular nos jovens o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na actividade associativa.

Estas comemorações objectivam-se na realização de acções concertadas nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. Assim, serão envolvidos os jovens, os representantes governamentais, autarcas e os representantes não governamentais – FNAJ e CNJ – num diálogo com jovens, adequado a especificidade de cada região, que celebre, em pleno, todas e todos aqueles que contribuem durante todo o ano para a dinâmica e vitalidade destas organizações, geradoras de um efetivo impacto social nas suas comunidades.

O «Palco Jovem» irá valorizar as causas que refletem as necessidades e interesses dos jovens, designadamente ao nível da Agenda 2030 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este ano, as comemorações regionais do IPDJ Alentejo, promovidas em parceria com a Câmara Municipal do Gavião, FNAJ, CNJ, FRAJAL e Orquestra Juvenil de Belver, irão realizar-se no próximo sábado, dia 29 de abril em Belver, com destaque para a tertúlia “A Importância do Associativismo Jovem em Territórios do Interior para a Emancipação Jovem“. Um debate que será moderado pela vice-presidente da FNAJ, Raquel Castro, e que contará com a intervenção de associações juvenis de toda a região, bem como do Consejo de la Juventud de Extremadura – Espanha.

Destaque também para as participações do presidente do Município de Gavião, José Pio, do presidente da FNAJ, Marco Santos, da presidente da FRAJAL, Sandra Abelha e do director Regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho.

Publicidade