Mosteiro de São Bernardo recebe Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre

Arrancou ao final da tarde desta sexta-feira aquele que é o fim-de-semana mais doce do ano em Portalegre.

De regresso ao Mosteiro de São Bernardo, a XXI Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, organizada pela Câmara Municipal, decorre até domingo e são muitos os motivos, doces e culturais, para visitar este certame, que conta com mais de três dezenas de expositores, vindos de vários pontos do País, e, como não poderia deixar de ser, entre os quais se encontra a “prata da casa” portalegrense em termos de doces e licores portalegrenses, e não só, numa mostra do que de melhor se faz neste concelho.

A inauguração oficial da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre iniciou-se com um momento musical a cargo de Ricardo Gordo e Samuel Lupi, que abriram as portas deste doce fim-de-semana especial.

Seguiu-se a habitual visita e entrega de diplomas de participação pela comitiva liderada pela presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho, acompanhada do executivo municipal, de José Manuel Santos, secretário-Geral da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, bem como de outros autarcas do distrito, entre diversas individualidades civis, militares e religiosas.

A comitiva visitou ainda a exposição “Do Cobre ao Doce”, do espólio da Colecção da Casa Museu José Régio, e todos os visitantes presentes tiveram oportunidade de provar a Tisana de São Mamede e a Boleima de Portalegre, no Workshop organizado pelos Chás e Infusões da Avó e pela Pastelaria A Queijadinha.

A animação musical deste momento inaugural ficou a cargo da Trupe Euterpe, e o este primeiro dia da Feira de Doçaria culminou com o concerto “Ricardo Gordo invites Mariangela Demurtas”, um projecto em quinteto do músico com a extraordinária cantora italiana.

O certame prossegue amanhã, sábado, e no qual marcará presença o Grupo Nave Longa, o Grupo de Cantares Vozes da Terra de Vale do Peso, o Grupo Gáfete a Cantar e, para uma noite de fados, Bil Malanho e Dina Valério, com Nuno Cirilo na guitarra portuguesa e Miguel Monteiro na viola de fado. 

No último dia da Feira, domingo, estará presente o Grupo Voz Amiga da Terrugem e a Escola de Artes do Norte Alentejano.

Ao longo do fim-de-semana poderá também participar nos workshops “Confeção de broas de gema com amêndoa e de broas tradicionais da Ucrânia” e “Confeção e prova de marmelada branca de Odivelas”, bem como no showcooking do Chef José Júlio Vintém, “Os amargos dos doces”.

Haverá também, no decorrer do evento, diversas actividades para os mais novos, desde circuitos de jogos lúdicos alusivos ao quotidiano nos Mosteiros a um ateliê infantil com pinturas faciais e oferta de balões, e ainda os concursos dedicados a escolher o melhor doce conventual, o melhor licor e as melhores boleimas.

Este ano, a Feira conta ainda um sector adicional, “Inovação e Empreendedorismo”, que conta com participantes de outras áreas.

A Feira reabre amanhã, dia 22, entre as 11h às 22h30 e no domingo, dia 23, das 11h às 19h. O bilhete de entrada tem o valor de um euro, para os maiores de 12 anos.

Publicidade