Morreu o Cónego Brás Jorge

Faleceu esta segunda-feira, de causas naturais, o Cónego José Brás Jorge que contava 96 anos.

O sacerdote residiu nos Seminários de Gavião, de Marvão e depois no de Portalegre, tendo recentemente sido acolhido na casa de Repouso de Nossa Senhora da Penha.

O corpo esteve em câmara ardente na capela maior do Seminário desde segunda-feira e a missa de corpo presente foi celebrada pelas 15h de ontem na Sé, presidida pelo Bispo diocesano, seguindo-se o funeral para o cemitério da cidade, onde o corpo foi depositado na campa dos Cónegos.

O Cónego Brás Jorge era natural de Tinalhas (Castelo Branco) e foi ordenado sacerdote a 3 de Maio de 1942 na Igreja paroquial de Gavião.

Foi professor do Seminário de Gavião a partir de Outubro de 1942, e em Outubro de 1951 foi nomeado professor efectivo de Teologia no Seminário Maior de Marvão. Em Outubro de 1958 foi Reitor do Seminário Maior do Imaculado Coração de Maria e mais tarde, em 1964, Director Espiritual.

Foi nomeado Cónego Titular de Sé Catedral de Portalegre em Maio de 1961.

A partir de 1965 passou a ser o Capelão da Casa de Protecção e Amparo de Nossa Senhora das Dores de Portalegre, depois Capelão do Colégio do Sagrado Coração de Maria e Director Espiritual do Colégio de Santo António e, por fim, Capelão do Hospital Distrital desde 1974.

Publicidade