Morreu Ana Bica

Faleceu este domingo, dia 3, aos 87 anos, Ana Augusta Mourato Gasalho, popularmente conhecida por “Ana Bica”, pessoa muito acarinhada e reconhecida na cidade de Portalegre.

Durante longos anos, Ana Bica exerceu funções administrativas no sector da saúde, onde contactava com muita gente e motivo pelo qual se tornou uma figura muito conhecida pela população.

Para além disso, ao lado do seu marido Amadeu Bica Borralho, popularmente conhecido por “Canjinha”, Ana Bica deu um importante contributo à causa pública na defesa da criação de um bairro para os corticeiros – o bairro do Atalaião.

Ainda no âmbito social, foi dinamizadora, em conjunto com outros familiares, de iniciativas lúdicas e recreativas ligadas à Fábrica Robinson, e posteriormente Ana e Amadeu foram fundadores, em conjunto com outros amigos, do Centro Popular de Trabalhadores de S. Cristóvão, realizando várias iniciativas de angariação de fundos, como peças de teatro, marchas populares, arraiais, bailes de carnaval, entre outros, para colocar em pleno funcionamento esta instituição de grande relevância para os habitantes do bairro e também da cidade de Portalegre.

O corpo de Ana Bica está em câmara ardente na Igreja de S. Tiago, em Portalegre, realizando-se a missa de corpo presente na segunda-feira, dia 4, pelas 16h, seguindo depois o funeral para o cemitério da cidade.

Publicidade