Missas presenciais retomadas na segunda-feira

A Conferência Episcopal Portuguesa anunciou que as missas presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 15, mas as procissões e outras expressões da piedade popular devem ser evitadas.

«O Conselho Permanente reflectiu sobre a situação actual da pandemia e decidiu que as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de Março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de Maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde», lê-se no comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa.

Quanto à celebração doutros sacramentos devem observar-se as normas de segurança e de saúde, sendo que «nesta fase evitar-se-ão procissões e outras expressões da piedade popular, como as “visitas pascais” e a “saída simbólica” de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública».

A orientações agora decididas serão reavaliadas na Assembleia Plenária da CEP de 12-15 de Abril, tendo em conta a situação de pandemia no País.

Publicidade