Ministra da Coesão Territorial em visita a Portalegre

A ministra da Coesão Territorial deslocou-se na terça-feira, dia 14, à cidade de Portalegre para conhecer a nova rotunda da EN246, com ligação à expansão da Área de Acolhimento Empresarial, financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A visita iniciou-se no Paços do Concelho, tendo a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, durante a sessão de boas-vindas, sublinhado que a construção desta rotunda vai facilitar a concretização de um sonho antigo para Portalegre, nomeadamente a construção da futura Escola de Formação da GNR.

A autarca referiu ainda as principais carências da região, em concreto a modernização e ampliação do Hospital Doutor José Maria Grande e o reforço das acessibilidades a Portalegre, nomeadamente a construção de uma via rápida de ligação a Lisboa e a Espanha.

Quem também acompanhou a visita foi o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, que recordou que a construção do novo Centro de Formação vai permitir que seja libertado um património histórico e cultural de extrema importância para a cidade, permitindo qualificar a oferta turística e monumental.

Já Ana Abrunhosa referiu-se à rotunda como uma pequena obra, com um impacto enorme para o território em termos de competitividade.

Esta foi uma visita que se revestiu de particular importância, tendo em conta a ambição de Portalegre de criar novas dinâmicas que permitam ganhar escala e reforçar as sinergias entre as entidades locais, de forma a recuperar e alavancar o investimento e aumentar o potencial de atracção no território.

Recordar que no contexto do PRR, Portalegre tem um investimento total aprovado na ordem de 1.698.403,32 euros, correspondente a um co-financiamento europeu de 1.342.523,20 euros, em componentes como como Habitação, Cultura e Infra-estruturas.

Mais desenvolvimentos na edição impressa do nosso jornal

Publicidade