Medalha de Ouro do Ministério da Saúde para o enfermeiro Palheta Mendes

O enfermeiro António Manuel Palheta Mendes vai receber a Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde amanhã, quinta-feira, Dia Mundial da Saúde, em cerimónia presidida pela ministra da Saúde.

Natural de Nisa, Palheta Mendes iniciou a sua carreira profissional no Hospital de São José, em Lisboa, cumpre depois o serviço militar no Ultramar, onde tem um desempenho destacado, e em 1973 vem para o hospital da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, tendo posteriormente transitado para o Hospital Distrital Doutor José Maria Grande onde exerceu as funções de enfermeiro em vários serviços, nomeadamente Urgência, Medicina e na Unidade de Cuidados Intensivos, tendo sido aposentado em 2009.

Palheta Mendes foi também formador do Núcleo de Formação Multidisciplinar e, como curiosidade, refira-se que foi o primeiro enfermeiro de Portalegre a fazer helitransporte para o Hospital de Santa Maria através da Força Aérea.

De destacar ainda o desempenho extraordinário como Bombeiro em Portalegre do enfermeiro Palheta Mendes, que actualmente integra o Quadro de Honra da Corporação.

A ULSNA,EPE associa-se à atribuição desta Medalha de Ouro, realçando o carácter humano e a dimensão profissional que o Enfermeiro Palheta Mendes, que sempre colocou na sua vida e no exercício da enfermagem.

Publicidade