Mecanismo de Reforço de Talentos debatido em Évora com a Comissão Europeia

Realiza-se no próximo dia 18 de Março, pelas 14h30 horas, no PACT, em Évora, a reunião de Kick-off do projecto “Apoio ao desenvolvimento e implementação de estratégias de formação, atracção e retenção de talentos”.
Este projecto é promovido pela Comissão Europeia (DG REGIO) e representa o primeiro pilar do Mecanismo de Reforço de Talentos (TBM), uma iniciativa emblemática da Comissão Europeia – anunciada pela primeira vez na comunicação sobre “Aproveitar Talentos nas Regiões da Europa” – e que visa apoiar as regiões na formação, retenção e atracção de pessoas com as aptidões e competências necessárias para mitigar o impacto da transição demográfica e da fuga de cérebros.
O Mecanismo de Reforço de Talentos sublinha a necessidade de soluções personalizadas e baseadas no local para diversas regiões. A Comissão Europeia vai fornecer apoio a 10 regiões seleccionadas estando o Alentejo seleccionado como beneficiário de assistência técnica.
Esta colaboração com a Comissão Europeia ocorrerá em duas fases distintas. Primeiro, vai realizar-se um exercício de diagnóstico baseado na análise de dados, revisão de documentos relevantes e interacções com as partes interessadas.
A reunião que decorrerá no próximo dia 18 de Março será o primeiro passo nesta fase, sendo fundamental a reflexão sobre as ideias e preocupações relativas à questão da captação de talentos na região.
Numa segunda fase a Comissão Europeia ajudará as suas autoridades regionais na implementação de algumas das medidas que serão identificadas durante a primeira fase.

Publicidade