Marvão evoca a memória e celebra o 126º aniversário da Restauração do Concelho

Marvão assinala, dia 24 de Janeiro, o 126º aniversário da Restauração do Concelho. A partir das 10h30, na Casa da Cultura, promove-se uma Aula Aberta (bilingue) subordinada ao tema “A Identidade Municipal de Marvão. 24 de Janeiro: o dia da Restauração do Concelho”, seguida de uma visita guiada à renovada Exposição “O Marvanense José Carrilho Videira”, patente no Museu Municipal.

Para as 18h30, no mesmo espaço, está agendada uma Conferência com Sérgio Campos (Professor Adjunto Convidado do Politécnico de Portalegre, Investigador Integrado do Centro de Investigação para a Valorização dos Recursos Endógenos do Politécnico de Portalegre e Investigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra) sobre “As primeiras eleições autárquicas em democracia”.

No final desta Conferência, integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril no concelho de Marvão, pode assistir-se a um apontamento pirotécnico no Castelo de Marvão, pelas 20h.

A restauração do concelho teve lugar em 1898 e representa a recuperação da independência administrativa e política, após uma reorganização administrativa que anexou Marvão a Castelo de Vide, ao longo de três anos, com o objetivo de racionalizar recursos financeiros e humanos.

Anualmente, a 24 de Janeiro, o Município de Marvão recupera a memória e assinala a reconquista da sua autonomia municipal, numa data carregada de simbolismo para os(as) marvanenses.

Publicidade