Mais de 150 emblemáticos automóveis alemães desfilam a Norte e a Sul e passam por Montargil

Diferentes gerações do Porsche 911 e do Mercedes-Benz SL, o popular Volkswagen Carocha, o espartano Trabant, ou exclusivos modelos da Audi, BMW, Opel, entre outras marcas. Mais de centena e meia de alguns dos mais históricos e emblemáticos automóveis produzidos na Alemanha vão desfilar a Norte e a Sul do país. É já no próximo sábado o Passeio dos Alemães, mais um evento imperdível do ACP Clássicos. 

É comum associarmos a Alemanha aos automóveis premium, mas também a modelos que foram determinantes na democratização da mobilidade a milhões de europeus no pós-guerra. Um país com uma enorme cultura automobilística e, por isso mesmo, com um portefólio de modelos que fizeram e fazem a História não apenas da Europa. 

Numa concentração de homenagem às marcas e modelos automóveis alemães, o ACP Clássicos leva a cabo no próximo sábado (dia 26), o Passeio dos Alemães. No Norte, com partida da Maia, e pela primeira vez também no Sul, com arranque de Oeiras (Estádio Nacional do Jamor), a “viagem” vai concentrar mais de 150 carismáticos automóveis com ADN exclusivamente germânico e proporcionar emoções aos entusiastas que os vão conduzir e ao público que os vai admirar.   

Um mês após o bem-sucedido Passeio dos Ingleses, os automóveis clássicos e neoclássicos voltam a ganhar protagonismo pela mão do ACP Clássicos, mas, desta feita, com “sotaque” alemão.  

Dedicado aos modelos germânicos que ajudaram a escrever a história da indústria automóvel, o Passeio dos Alemães representa uma oportunidade única de convívio entre aficionados de marcas como a Porsche, a Mercedes-Benz, a BMW, a Audi, a Volkswagen e a Opel, só para falar das mais representativas.  

Mais de 150 automóveis – cerca de 100 a Sul e 50 a Norte – de nove marcas prometem causar sensação por onde quer que passem, até porque, na concentração, vão estar representadas diversas gerações de modelos icónicos, como as do Mercedes-Benz SL – 190, W113 (“Pagode”), R 107 (“Dallas”) e R129 – ou do Porsche 911 – Série G, 964, 993, 996 e 991 -, a par de outros “ilustres”, como o revivalista BMW Z8.  

Mas o evento também reunirá modelos símbolos da democratização do automóvel e, por isso mesmo, com um lugar especial na História da Europa, como o Volkswagen Carocha, ainda hoje conhecido pelo “Carro do Povo”, ou o pitoresco e não menos popular na ex-RDA, Trabant, símbolo ideológico da “Cortina de Ferro”. 

Passado e presente vão, portanto, cruzar-se, da mesma forma que muitos dos participantes também simbolizarão diferentes gerações, mas com um gosto particular em comum: os automóveis de origem alemã.  

Estreia a Sul  

Pela primeira vez, o evento realiza-se em simultâneo no Sul e no Norte, replicando o modelo do Passeio dos Ingleses, com os participantes a dividirem-se num Grupo Turístico e num Grupo Desportivo, consoante pretendam usufruir de uma experiência mais relaxante ou com mais adrenalina.  

No Passeio dos Alemães – Sul, a concentração dos automóveis está marcada entre as 08h00 e as 09h00 no Estádio Nacional do Jamor, local perfeito para o público apreciar os mais de 100 emblemáticos automóveis. O acesso ao parque de estacionamento (identificado com sinalética) é feito pela estrada nacional que liga a marginal à A5. A partida está marcada para as 09h00, em direcção a Montargil, onde decorrerá o almoço de encerramento (no Hotel Nau Lago Montargil), num percurso de cerca de 125 quilómetros. 

Pelo meio, os proprietários de automóveis germânicos dividir-se-ão no Grupo Turístico para visitarem o Fluviário de Mora e no Grupo Desportivo para efetuarem uma mini experiência de regularidade histórica, na zona de Erra, em Coruche.  

Já a Norte, o Passeio dos Alemães também promete um dia memorável. A Quinta dos Cónegos, na Maia, servirá de ponto de encontro, às 9h00, para a “família” alemã, que rumará até Vila Nova de Cerveira para o almoço no Restaurante Dom Júlio. Tal como acontece na concentração do Sul, também no Norte, é dada aos participantes a possibilidade de rolarem em ritmo de passeio, com visita marcada para o Navio Hospital Gil Eanes, em Viana do Castelo, ou experimentarem sensações mais fortes, na Serra de Arga, simulando uma prova especial de regularidade histórica.  

Luís Cunha, Secretário-Geral do ACP Clássicos, sublinha que «o Passeio dos Alemães é um evento com grande potencial de evolução e a prova é que, logo na primeira vez que se realiza a Sul, às portas de Lisboa, atrai mais de 100 equipas. No Norte, serão mais 50, o que prova, de facto, que também as marcas alemãs têm grande expressão no universo dos clássicos, com modelos muito representativos, tornando o convívio muito apelativo para diferentes gerações de participantes. Em termos de estrutura do evento, tanto a Norte como a Sul, optámos por manter a fórmula de sucesso já usada no Passeio dos Ingleses, oferecendo aos participantes a possibilidade de explorar os seus carros, num ritmo mais vivo ou contido, sendo esse também um dos pilares de sucesso do evento».  

Publicidade