LIGA-te – Literatura e Ilustração de Gavião regressa ao Alto Alentejo de 15 a 19 de Março

O Município de Gavião e o Alto Alentejo preparam-se para receber a 2.ª edição do LIGA-te – Literatura e Ilustração de Gavião, de 15 a 19 de Março. O evento está de volta e promete celebrar os afectos e as pessoas, com mais actividades inclusivas e que envolvem toda a comunidade.

Do programa do LIGA-te fazem parte escritores, ilustradores, contadores e artistas em destaque no panorama nacional e internacional, tais como Pedro Seromenho, Sofia Fraga, Rachel Caiano, David Machado, Estefânia Surreira, O Som do Algodão, entre outros.

Esta segunda edição contará com cinco dias de programação, em que os participantes são convidados a assistir a espectáculos literários, teatrais e musicais, bem como oficinas de ilustração e cerâmica, conversas e exposições.

Ligados à Liberdade

Quando estamos prestes a comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, o tema da Liberdade não poderia ficar de fora do LIGA-te. A Liberdade de Ser, de Sonhar e de Criar, através de actividades como a exposição “As Galochas Vermelhas”, de Rachel Caiano, que será apresentada na Biblioteca Municipal de Gavião, dia 16 de Março, às 16h, e que estará patente até dia 31 de Março. Na agenda há ainda lugar para uma apresentação de livro, uma oficina de ilustração e um mural comemorativo da data.

O objectivo de levar a palavra às escolas e instituições, com leitores das mais diversas idades, faz deste um verdadeiro festival inclusivo e intergeracional, para todos, sem excepção.

Para além do enfoque pedagógico, destaca-se a importância da valorização do património natural e cultural do concelho, através da conexão entre artistas e residentes.

Mais de uma dezena de artistas e actividades inclusivas

Este ano, a programação do evento cresceu e encontra-se dividida em sete vertentes, que se desdobram em mais de uma dezena de artistas e mais de 20 atividades.

LIGA-te à LIBERDADE, através do lançamento oficial do livro “As Galochas Vermelhas”, escrito por Pedro Seromenho e ilustrado por Rachel Caiano. A apresentação incluirá uma hora do conto com ilustração ao vivo, seguida da inauguração da exposição “As Galochas Vermelhas” e de uma oficina de ilustração para “mentes jovens e livres”. Haverá ainda várias oficinas de cerâmica com os Coletivo Cobalto, que servirão para a construção de um mural comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de 1974. Finalmente, o ilustrador Sebastião Peixoto realizará oficinas de ilustração sobre o tema “Macaquinhos num sótão de Guerra e Paz”.

LIGA-te à PALAVRA, com vários escritores e contadores de histórias, nomeadamente o David Machado, a Sofia Fraga, o Pedro Seromenho, a Estefânia Surreira e a Raquel Almeida.

LIGA-te à FAMÍLIA, com a apresentação da peça de teatro “Ninguém” a cargo da companhia Nómada no âmbito das comemorações do Dia do Pai, a 19 de março, sobre a não-violência.

LIGA-te à TERRA, através da sessão “Contos do Moinho” com a contadora Cláudia Fonseca.

LIGA-te à MÚSICA, através do concerto musical “7 Vidas, a cargo da dupla “O Som do Algodão”.

LIGA-te ao OUTRO, através de actividades inclusivas e intergeracionais com várias horas do conto e oficinas adaptadas, que servirão para interagir com públicos diferenciados da Santa Casa da Misericórdia e da Universidade Sénior.

LIGA-te a TI PRÓPRIO, com a hora do conto da contadora Raquel Almeida, que nos levará a desfrutar do poder pacificador e encanto da palavra numa atmosfera meditativa.

O LIGA-te nasceu para ser um festival inclusivo, com foco nas ligações e nos afetos. De 15 a 19 de março, o livro, a leitura e a ilustração serão motivos de união, emoção, aprendizagem e memória.

A organização está a cargo do Município de Gavião, com a produção da empresa Leituras Encantadas e a curadoria de Pedro Seromenho.

Publicidade