Lançados concursos para exploração turística de seis antigas estações ferroviárias

No âmbito das comemorações da Semana do Turismo, o Município do Crato foi palco do lançamento de seis concursos para a reabilitação e exploração de seis antigas estações ferroviárias inseridas no Fundo Revive Natureza, cujas candidaturas podem ser apresentadas até 26 de Janeiro de 2022.

O evento decorreu na tarde desta terça-feira, dia 28, na Estação Ferroviária de Vale do Peso, um dos imóveis a concurso, e contou com a participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Helena Neves, directora-geral da IP Património, Pedro Moreira, presidente do Concelho de Administração da Turismo Fundos, Carlos Abade, vogal do Turismo de Portugal e Presidente do Conselho Geral do Fundo Revive Natureza, , Vítor Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, bem como de Joaquim Diogo, presidente da Câmara do Crato

Estes concursos, que visam a atribuição de direitos de subconcessão de estações de caminhos de ferro devolutas, com vista à sua requalificação, abrangem a Estação de Vale de Paio e do Vimieiro, ambas em Arraiolos, a Estação do Montoito, no Redondo, a Estação de Sousel, a Estação de Represas, em Beja, e a Estação de Vale do Peso, no Crato.

Estes seis imóveis incluem, para além dos edifícios de passageiros, cais cobertos, armazéns, habitações e terrenos adjacentes.

Esta iniciativa surge após a celebração de um Acordo Preparatório entre a IP Património e o Revive Natureza, que permitiu identificar um conjunto de 26 estações de caminhos de ferro em estado de degradação, cujos direitos de uso foram transferidos para o Fundo Revive Natureza (sob a gestão da Turismo Fundos), com vista à sua requalificação e reabertura no contexto de actividades económicas relacionadas com o turismo.

«É uma honra para o Município do Crato acolher o lançamento deste tipo de iniciativas que são, a meu ver, excelentes para a valorização dos territórios, nomeadamente do Interior. É importante gerar atractividade e visibilidade, aproveitando os recursos que já existem para impulsionar as regiões e requalificar a paisagem urbana dos concelhos. A Estação Ferroviária do Vale do Peso já merecia ganhar uma nova vida e será certamente um motor impulsionador para o turismo no nosso concelho», afirma Joaquim Diogo.

O Programa Revive Natureza é uma iniciativa cujos objectivos principais passam por recuperar imóveis devolutos, com vista a beneficiar as comunidades locais, atrair novos visitantes e criar emprego. Estes seis concursos serão os primeiros a abranger imóveis do Domínio Público Ferroviário.

Publicidade