JSD organiza congresso em Portalegre com presenças de Rui Rio e Paulo Rangel

A Juventude Social Democrata (JSD) organiza no próximo sábado, dia 13, no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, o 3.º Congresso da Coesão Territorial, que terá como mote “Portugal por Inteiro” e vai debater os problemas e os desafios dos territórios de baixa densidade e do interior de Portugal.

Esta 3ª edição do evento, que «começa a ganhar tração na JSD, abordará temas como o papel dos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência, as novas realidades do mundo do trabalho e a organização administrativa do Estado como factores importantes de reflexão e acção política para inverter a tendência das últimas décadas de subvalorização e esquecimento de muitos territórios e populações nas escolhas políticas do país», lê-se num comunicado enviado à nossa redacção.

A JSD justifica ainda que o evento tem lugar «numa cidade e num dos distritos mais afectados pela falta de coesão territorial em Portugal».

O congresso vai contar, a partir das 17h, com as sessões de apresentação aos militantes e dirigentes da JSD dos candidatos à liderança do PSD, nomeadamente de Rui Rio e Paulo Rangel. 

O programa do congresso tem início pelas 09h30 com a sessão de abertura em que vão usar da palavra João Pedro Luís, presidente da JSD Distrital de Portalegre, Miguel Pinto, Coordenador da Coesão Territorial da JSD, e Alexandre Poço, presidente da JSD.

Pelas 10h, terá lugar o primeiro painel subordinado ao tema “Os Novos Desafios da Coesão Territorial” e que contará com as intervenções de Joaquim Sarmento, Professor Universitário e Coordenador do CEN do PSD e de Fernando Alexandre, Professor Universitário. Segue-se pelas 12h30 o Almoço-Conferência sob o mote “O Papel das Autarquias na Coesão” que será protagonizado por Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Portalegre.

Os trabalhos prosseguem com o segundo painel, pelas 15h, que tem como tema “A Organização Administrativa e a Coesão Territorial” e terá como oradores Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e António Leitão Amaro, Ex-Secretário de Estado da Administração Local.

A Sessão de apresentação da candidatura de Rui Rio à Presidência do PSD está marcada para as 17h, enquanto Paulo Rangel apresenta a sua candidatura duas hora depois, pelas 19h.  

Publicidade