Jogos do Alto Alentejo com mais de 4000 participantes

Há quinze anos a zelar pela actividade física do distrito, os Jogos do Norte Alentejano, promovidos pelas Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, regressam para mais uma edição com uma nova denominação: Jogos do Alto Alentejo.

Mais de 4000 mil pessoas vão participar no evento desportivo que, à semelhança do ano anterior, vai abranger dez dos quinze concelhos do distrito, nomeadamente Alter do Chão, Arronches, Avis, Elvas, Ponte de Sor, Castelo de Vide, Marvão, Gavião, Fronteira e Sousel.

A primeira etapa dos Jogos do Alto Alentejo decorreu na sexta-feira no Castelo de Alter, onde a edição deste ano foi apresentada ao público, numa cerimónia que contou a com a presença de Duarte Claudino e Carlos Nogueiro da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, entidade promotora do evento, bem como do presidente da Câmara de Alter, Joviano Vitorino, e do vice-presidente, Manuel Carola.

«Promover a actividade física junto das pessoas com mais dificuldades e assim melhorar a qualidade de das pessoas» contínua, segundo Duarte Claudino, a ser o grande objectivo do certame que este ano conta com a realização de cerca de 30 modalidades

De acordo com o responsável, o evento conto uma vez mais com a parceria de várias instituições da região, cujo programa contempla jogos adaptados, jogos para seniores e jogos recreativos.

Duarte Claudino explicou ainda que o financiamento dos Jogos do Alto Alentejo e repartido pelos municípios participantes através de uma cotização de 2500 euros. «É deste bolo que são pagas as despesas directas do evento», refere adiantando que cada município tem ainda de suportar as despesas indirectas para o apoio logístico.

Já o edil alterense, Joviano Vitorino, sublinhou a importância do evento para as populações argumentado que é uma oportunidade «das populações de saírem das suas localidades, conviverem com outras pessoas e conhecerem outros lugares», afirmou.

O tiro de partida para os Jogos do Alto Alentejo é dado no próximo domingo em Alter e a edição deste ano prolonga-se até ao dia 26 de Junho, sendo que o encerramento vai ter lugar em Arronches.

Publicidade