Fibra óptica vai chegar a 95% da população do concelho de Ponte de Sor (c/vídeo)

O Município de Ponte de Sor está a investir na implementação de infra-estruturas de fibra óptica em todo o concelho por forma a «reduzir as desigualdades e a info-exclusão».  

Com este investimento a percentagem de cobertura de fibra óptica no concelho passa de 56% para 95%, sendo que o serviço já está operacional em Ponte de Sor, Tramaga, Foros de Domingão, Domingão, Pinhal, Barroqueira, Arneiro, Torre das Vargens, Vale da Bica, Longomel e Rosmaninhal.

O calendário anunciado pelo Município dá conta que a fibra óptica estará disponível até dia 16 de Abril em Vale de Açor, Galveias, Ervideira e Vale do Arcos, e até dia 14 de Maio em Montargil, Foros do Mocho, Farinha Branca, Vale de Vilão e Foros do Arrão.

De acordo com o Município, «a implementação de redes de banda larga de nova geração nas áreas rurais contribui para a promoção de igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos».

Apesar de a implementação destas redes não ser uma obrigação sua, o Município «decidiu suportar este importante investimento», tendo em conta que «a viabilidade destes investimentos em zonas com pouca densidade populacional é muito reduzida quando comparada com áreas urbanas densamente povoadas. Ou seja, não existindo interesse económico por parte das operadoras de telecomunicações, muito dificilmente existe investimento»

Com este investimento, a autarquia garante que 95% dos habitantes do Concelho ficam com cobertura de fibra óptica. «Só descansaremos quando toda a população puder usufruir desta infra-estrutura», lê-se num comunicado.

Publicidade