Feira de Doçaria de Portalegre está de regresso

Entre os dias 25 e 27 de Março, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre regressa aos Claustros do Convento de Santa Clara para aquela que será a sua 20ª edição.

Este ano, para além da já consagrada doçaria conventual, da doçaria tradicional e dos licores, com a presença de 30 doceiros e 5 licoreiros, o evento conta com um programa de animação diversificado que inclui ainda algumas actividades associadas à temática a decorrer nos museus da cidade.

Os momentos musicais serão protagonizados pelo Grupo de Música Tradicional Extremenha “El Brezo” da Escola de Música Adágio, pelos Fados de Luís Capão, pela Escola de Artes do Norte Alentejano e pelo Grupo Pedrinhas de Arronches. Haverá ainda uma demonstração de Ladies Dance, pela Escola Silvina Candeias, e a animação “Fura Bolos”, por Sara Afonso e a Trupe Euterpe, encerram a programação do evento mais doce de Portalegre.

No que diz respeito à animação infantil, haverá diariamente uma “Hora do Conto na Feira” da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Portalegre e visitas dramatizadas ao Convento, por Fátima Reis, sendo que para participar nestas actividades é necessária inscrição prévia no Posto de Turismo ou na recepção da feira.

Poderá ainda apreciar a exposição “Pratos de Sobrepasto” da colecção da Casa Museu José Régio e uma exposição dos Cartazes das Feiras anteriores.

Na Casa Museu José Régio e no Museu Municipal de Portalegre estão programadas actividades que podem complementar a visita a Portalegre e à Feira neste fim-de-semana. Na primeira

haverá visitas guiadas temáticas às 11h30, 14h, 15h e 16h. No Museu Municipal será inaugurada a exposição “Loiça de Sacavém na Memória da vida portuguesa”, no dia 26 de Março, às 18h.

Como habitualmente realizam-se os concursos “O melhor Doce Conventual”, “O melhor licor tradicional” e, como novidade, vai também realizar-se o “Concurso da Boleima” que será aberto à comunidade.

Durante o certame haverá um serviço de cafetaria e refeições ligeiras no primeiro andar do Claustro, a cargo do CCD do Município.

O horário de funcionamento da feira será dia 25 entre as 18h e as 23h, dia 26 das 11h às 23h e dia 27 das 11h às 20h. A entrada na Feira tem o custo de um euro.

Recorde-se que a Feira da Doçaria de Portalegre foi a primeira a ser qualificada a nível nacional, em 2014, sendo que «desde então a Câmara e a Qualifica têm trabalhado em conjunto para conseguir reunir uma rigorosa selecção de doceiros, sendo a avaliação da qualidade dos produtos asseverada pela QUALIFICA».

Paralelamente ao certame e tal como já é habitual realiza-se, entre os dias 19 de Março e 3 de Abril, a Quinzena Gastronómica dos Doces Conventuais, à qual se associaram 19 restaurantes do concelho.

Publicidade