Feira das Cebolas regressa no próximo fim-de-semana a Portalegre

A tradicional Feira das Cebolas está de regresso a Portalegre, realizando-se no dia 11 e 12 de Setembro. Com algumas restrições comparativamente aos anos típicos anteriores, o programa do evento conta com um Mercado de Produtos Hortofrutícolas e Agro-alimentares, bem como com uma venda de Bagageira Aberta, no Jardim da Avenida da Liberdade.

A abertura da Feira está marcada para as 10h de sábado e contará com a animação do Rancho Folclórico dos Fortios. O Grupo de Cantares Cant’Alagoa terá a sua actuação às 16h, marcando, desta forma, os primeiros eventos da Feira, no Jardim da Avenida da Liberdade.

No entanto, é no Centro de Artes do Espectáculo (CAEP) que a noite de sábado termina, com um concerto, de entrada gratuita, de Luís Represas, com início às 21h. Devido à situação pandémica que se tem enfrentado, o espectáculo não poderá decorrer no exterior, como habitual.

No domingo, às 10h, inicia-se o último dia da Feira das Cebolas, com o Rancho Folclórico e Cultural da Boavista. Às 16h, irá actuar a Associação Cultural Sons do Campo, igualmente no Jardim da Avenida da Liberdade.

Após dois anos de interregno, a Feira das Cebolas regressa a Portalegre, «tentando trazer aos munícipes alguma normalidade posterior ao tempo atípico que se tem vivido», refere o Município. Desta forma, e cumprindo todas as normas recomendadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), pretende-se, com todos os cuidados e restrições obrigatórias, trazer aos portalegrenses a esperança que melhores dias virão, com o tempo.

Paralelamente à feira, decorre também a “Quinzena Gastronómica – Petiscos com Cebola”, até 30 de Setembro, nos restaurantes aderentes.

Uma das novidades deste ano do certamente é uma venda de Bagageira Aberta, que decorrerá nos dois dias da Feira, com início às 10h e término às 20h, e que abrange um conceito «muito interessante», segundo refere o Município, uma vez que consiste em estacionar o carro, abrir o porta-bagagens e vender todo o tipo de produtos artesanais e/ou velharias pretendidos.

A Feira das Cebolas é um evento secular que alia a mostra e venda de hortícolas, agro-alimentares e artesanato ao reviver de algumas memórias, história e identidade da região, enquadradas num conjunto significativo de actividades de cariz cultural e recreativo, que visam manter vivas as tradições e as raízes rurais do concelho.

Esta iniciativa pretende manter viva uma tradição que se viu reconhecida por alvará a 3 de Agosto de 1753, momento em que se fixou a data para a realização da Feira das Cebolas, em Portalegre, no mês de Setembro.

Publicidade