Feira da Castanha está de regresso a Marvão

Quatro toneladas de castanha, mil litros de vinho, música, artesanato e gastronomia vão animar a rainha das festas do concelho de Marvão.

Três tradicionais magustos com a melhor castanha assada e vinho produzido no concelho, um mercado de produtos locais, animação musical, mostras de artesanato, gastronomia e doçaria, são as principais atracções da 39.ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, que se realiza no fim de semana de 11 e 12 de Novembro, na vila de Marvão.

A entrada no certame custa um euro, com a receita a reverter a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão, e as muitas actividades preparadas decorrem entre as 10h e as 18h30 de sábado e domingo. 

A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é uma celebração do património cultural de Marvão, com a exposição das suas tradições, como os bordados de castanha e a cestaria em madeira de castanho, dos seus produtos endógenos e gastronomia, de onde se destaca o pastel de castanha, o pão, as compotas, e da sua inovação ligada à castanha em produtos como a cerveja, farinheira, queijo e até gin.

É também um evento cultural único, repleto de animação pelas ruas, com actuações de grupos de bombos, folclore, cante alentejano, fanfarras, artes circenses e de música popular portuguesa, onde se destacam os espectáculos com os populares artistas, Miguel Azevedo e Saúl.

Estabelecida no território desde 1984, a Festa do Castanheiro – Feira da Castanha é também o encontro entre os produtores, quem comercializa, e quem vem para provar e comprar. Pois, o concelho de Marvão, ao inserir-se na área geográfica da serra de São Mamede tem um microclima propício à cultura e a castanha produzida está classificada de DOP (Denominação de Origem Protegida).

A Festa do Castanheiro – Feira da Castanha marca também o início da Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada à castanha, que decorre entre 11 e 26 de Novembro, pelos restaurantes do concelho, com a apresentação de pratos à base deste fruto tão próprio desta altura do ano. Esta é uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha e a afirmação de Marvão como um destino gastronómico de eleição.

Publicidade