Faleceu o Pe. Américo Agostinho

Faleceu esta quarta-feira, 26, no Hospital de Portalegre onde se encontrava internado há mais de um mês, o Pe. Américo Agostinho, sacerdote bastante conhecido na região e pelas mais variadas gerações. Era actualmente pároco em Alagoa e Fortios e Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Mobilidade Humana e do CNE, Agrupamento 142.

Pe. Américo tinha 84 anos e nasceu em São Pedro do Esteval no dia 7 de Setembro de 1936 e aí foi baptizado na Igreja Matriz a 27 de Setembro do mesmo ano. Foi ordenado Presbítero para Igreja Diocesana em 9 de Julho de 1961 pelas mãos do Bispo D. Agostinho Lopes de Moura, sendo que completava este ano 60 anos de sacerdócio.

Começo por servir a Igreja diocesana em Portalegre como coadjutor e, logo de seguida em Ponte de Sor. Em 1964 foi nomeado pároco de Alegrete e de Reguengo e, mais tarde, encarregado da Paróquia da Urra. Em 1983 foi nomeado Vigário paroquial das Paróquias da Sé e de S. Lourenço, em Portalegre, e em 2000 foi nomeado Capelão do CIP de Portalegre. Em 2002 foi nomeado para Alagoa e Fortios onde permaneceu como Pároco até aos dias de hoje.

Juntamente com a paroquialidade foi Professor de Religião e Moral desde 1963, primeiro na Ponte de Sor e, depois, em Portalegre.

Notabilizou-se ainda pelo seu trabalho em prol do escutismo, contando com mais de 60 anos enquanto elemento do Agrupamento de Portalegre.

Publicidade