Equipa Portugal de Dressage 8.ª na final do Grand Prix Special com diploma olímpico

A Equipa Portugal da disciplina Equestre de Dressage classificou-se em 8.º lugar na final do Grand Prix Special e obteve um diploma olímpico.

O acesso à final da equipa composta por Rodrigo Torres, em Fogoso, Maria Caetano, em Fénix de Tineo, e João Torrão, em Equador, entre as oito melhores concorrentes dos Jogos Olímpicos, tinha sido um resultado considerado surpreendente, e esta quarta-feira, em Tóquio, com a pontuação final de 6965.5, fixou-se no 8.º lugar, um abaixo daquele que trazia da qualificação, por troca com a Espanha.

Rodrigo Torres foi quem mais pontuou, com 2458.5, seguiu-se Maria Caetano, com 2260, e João Torrão com 2247. A Alemanha conquistou a medalha de ouro, com 8178 pontos, seguida dos Estados Unidos (7747), medalha de prata, enquanto a Brã-Bretanha (7723) ficou com o bronze.

Rodrigo Torres, que esta quarta-feira competirá na final individual, mostrou-se muito entusiasmado com a participação na decisão das medalhas. “Foi uma prova espetacular. Nunca pensei chegar à final, mas o cavalo superou-se e superou tudo o que podia imaginar. Ter a melhor nota e chegar à final olímpica foi um sonho realizado”, lembrou o bisneto de Domingos Sousa Coutinho, que conquistou a medalha de bronze na prova de salto de obstáculos por equipas em Berlim 1936.

Publicidade