Empresários do Alentejo juntos para “exportar mais e melhor”

Apostadas na internacionalização e valorização dos recursos da região, as associações empresariais de Beja, Évora e Portalegre lançam amanhã o projecto “Alentejo Exportar Melhor”, numa sessão pública que vai decorrer simultaneamente nas três capitais de distrito da região.

Estados Unidos, Alemanha, Suécia e Moçambique são os países alvos para este projecto que tem como objectivo central potenciar o sucesso da internacionalização das PME da região através de um melhor conhecimento sobre os mercados, e estimular as iniciativas colectivas de cooperação inter-empresarial para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região, nomeadamente nos sectores Agro-alimentar, Turismo, Mar, Energias.

O projecto é liderado pelo NERBE/AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e do Litoral, a que se associaram a NERE – Associação Empresarial da Região de Évora, NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre – Associação Empresarial e SINES TECNOPOLO – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama.

A iniciativa é financiada em 85% por fundos comunitários, através do programa operacional regional Alentejo 2020, e em 15% pelos parceiros privados, sendo que a empresas que se queiram associar ao projecto não terão de comportar nenhum custo.

A sessão pública de apresentação do projecto está marcada para as 14:00h de amanhã e irá decorrer em simultâneo via videoconferência, e contará com representantes das mais diversas entidades institucionais, públicas e privadas, bem como de consultores especialistas na promoção e realização de negócios internacionais. Em Portalegre, a sessão decorrerá nas instalações da Nerpor.

Publicidade