EHT Portalegre e EH da Extremadura realizam primeiras jornadas conjuntas

As jornadas de cooperação transfronteiriça entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e a Escuela de Hostelería Extremadura arrancam na quarta-feira, dia 12 de Maio, com a primeira iniciativa conjunta. Este é o início de uma política de intercâmbio delineada pelas duas escolas de hotelaria que procura criar uma nova dinâmica de parcerias, dar a oportunidade aos formandos de conhecerem diferentes, mas próximas, realidades, e promover os produtos endógenos e a economia associada ao sector do turismo.

O primeiro encontro no âmbito destas jornadas terá lugar em frente à emblemática Igreja de Rocamador, em Valencia de Alcántara. O programa consiste numa actividade de carácter pedagógico e promocional dos ciclos formativos ministrados nas escolas envolvidas. Será servido um almoço, em que serão cumpridas todas as regras de higiene e segurança, assegurado por formandos das duas escolas. Neste vão participar representantes políticos das duas regiões de Portugal e de Espanha, dos sectores da restauração, do sector primário, do sector transformador da indústria alimentar, do sector da cultura e representantes da comunicação social. A presença destes será sempre equitativa num verdadeiro encontro ibérico.

Nesta refeição, a Escuela de Hostelería de Extremadura vai apresentar uma ementa em que serão utilizados produtos regionais certificados desta região espanhola, enquanto a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre fará a harmonização com vinhos alentejanos.

«Esta parceria ibérica procura criar novas dinâmicas e promover um trabalho conjunto entre duas instituições que, apesar de serem de países diferentes, estão tão perto e têm desafios e algumas realidades em comum. O encontro que se realiza, desta vez, em Valencia de Alcántara, será apenas o primeiro que ambas as escolas se comprometeram-se a fazer para promover a economia regional ligada a este sector e a formação dos nossos alunos, num espírito de intercâmbio que é sempre tão enriquecedor», explica a Directora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.

No plano que ambas as instituições já definiram, haverá, assim, mais momentos em que se concretizará essa parceria, com a certeza de que, depois do primeiro encontro em Valencia de Alcántara, haverá um em Portalegre, no dia 26 de Maio.

Publicidade