Eficiência nos serviços de águas no Alentejo debatidos CCDRA

Foto: Arquivo AA

A vice-presidente da CCDRA, Carmen Carvalheira, esteve presente na abertura do seminário “Caminho para a eficiência nos serviços de águas no Alentejo no contexto do PENSAARP 2030”, que se realizou no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e que foi encerrado pelo Vogal da autoridade de gestão do Programa Regional Alentejo 2030.

Este evento , organizado pela Comissão Especializada de Serviços de Águas (CESA) da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), teve como propósito a reflexão entre os agentes do sector sobre os caminhos para uma gestão eficaz e eficiente dos serviços  de água da Região do Alentejo, em alinhamento com o Plano Estratégico para o Abastecimento de água e Gestão de águas Residuais e Pluviais 2030(PENSAARP 2030), contribuindo também para o uso mais sustentável dos recursos hídricos da região.

A APRH, que é uma associação técnica e científica, sem fins lucrativos, cuja actividade se centra nos temas da Água, trouxe até ao Alentejo personalidades importantes nesta temática, tonando o evento um momento muito importante de reflexão sobre um tema tão atual como é a água.

Para além de Carmen Carvalheira, participaram na sessão de abertura Jorge Cardoso Gonçalves da APRH e Dália Loureiro da CESA-APRH seguindo-se depois a apresentação e discussão sobre o PENSAARP 2030: Desafios e Oportunidades para a melhoria de eficiência nas EG do Alentejo, com a participação que teve como moderador Paulo Chaveiro (CESA).

Jorge Mestrinho, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que falou sobre a situação atual, desafios e oportunidades para a melhoria da eficiência nas EG do Alentejo: Município de Montemor-o-Novo. Já Rui Marreiros, da autarquia de Beja, falou sobre a EMAS de Beja, Rui Choças abordou a situação das Águas do Alto Alentejo e Ângela Romão sobre as Águas de Santo André.

Jaime Melo Baptista Lis-Water falou sobre a visão do PENSAARP 2030 no contexto das EG de pequena ou média dimensão, numa apresentação feita conjuntamente com Rita Amaral.

Dália Loureiro foi a moderadora do painel dedicado ao Caminho para a melhoria de eficiência nas EG do Alentejo, no qual Vera Eiró, da ERSAR, falou sobre a melhoria na eficiência no sector dos serviços de águas, a curto e a médio prazo, para assegurar a sua resiliência, enquanto Helena Alegre, do LNEC, dissertou sobre as boas práticas de planeamento nas EG de serviços de águas para acelerar o contributo para a eficiência.

Antes do encerramento, feito por  Tiago Teotónio Pereira, Vogal da Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030, que elucidou os participantes  sobre os mecanismos de financiamento regionais para apoiar na melhoria de eficiência nos serviços de águas do Alentejo, falaram ainda Pedro Coelho, APA/ ARH Algarve,  sobre  o percurso para a eficiência no setor urbano na região do Algarve, através do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, e  André Matoso, APA/ ARH Alentejo, sobre  as medidas para o setor urbano no Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo.

Publicidade