Dr. Gomes Esteves agraciado com Medalha de Mérito no Congresso Nacional da Ordem dos Médicos

O Dr. Gomes Esteves foi agraciado com a Medalha de Mérito no 26º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, que se realizou no final do mês de Novembro, em Gaia. Esta distinção visa distinguir os médicos que tenham contribuído para a dignificação da profissão médica e da Medicina.

José Fernando Correia Gomes Esteves, nasceu em 1947, na freguesia de Santo António das Areias, em Marvão. Licenciado em 1974 pela Faculdade de Medicina de Lisboa, tem as especialidades de Saúde Pública e Medicina do Trabalho pela Escola Nacional de Saúde Pública, é especialista em Hidrologia e Climatologia pelo Instituto Superior Técnico.

No seu vasto currículo, consta ainda a competência em Administração de Saúde pela Ordem dos Médicos, foi Delegado de Saúde Pública de 2ª classe, entre 1980 e 1982, no Centro de Saúde de Portalegre, Delegado de Saúde de 1ª classe no Centro de Saúde de Portalegre, em 1982, Autoridade Sanitária concelhia e posteriormente distrital entre 1984 e 1994, Vogal Médico da Comissão instaladora da Administração Regional de Saúde de Portalegre com tomada de posse no Ministério dos Assuntos Sociais a 27 de fevereiro de 1982, e entre 1985 e 1987 foi presidente da Direcção do Centro de Saúde de Portalegre.

Foi ainda Nomeado representante da Direção Geral de Cuidados de Saúde Primários e do Ministério da Saúde para reuniões do Conselho da Comunidade Europeia no Luxemburgo, Sobre a Diretiva quadro – Melhora da Segurança e da Saúde dos Trabalhadores no Local de Trabalho, e nomeado pela Direção Geral da Saúde para várias representações e grupos de trabalho, nomeadamente: Grupo de trabalho para a Atualização Nacional sobre a Saúde Ocupacional; Grupo de trabalho sobre Política de Higiene, Saúde e Segurança para os Trabalhadores da Saúde; Comissão de Revisões da Tabela Nacional de Incapacidades; Conselho Nacional de Higiene e Segurança do trabalho no Ministério do Trabalho; Estudo de Regulamentação das Condições de Higiene e Segurança nos Estabelecimentos Comerciais e Escritórios, entre outros.

Entre 1994 e 2011 foi Delegado Regional de Saúde do Alentejo de 1994 a 2011, foi adjunto do Director Regional de Saúde do Alentejo na Sub-região de Portalegre, e, em 2002, foi nomeado como vogal do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Alentejo até 2011, funções que acumula com Delegado Regional de Saúde do Alentejo, Adjunto da Direção Regional de Saúde na Sub-região de Portalegre e Delegado de Saúde de Marvão.

Fonte: Ordem dos Médicos de Portalegre

Publicidade