Artesã nisense Dinis Pereira e designer Kitty Oliveira representam Portugal na Bienal Homo Faber em Veneza

A artesã nisense Dinis Pereira e a designer Kitty Oliveira vão representar Portugal na exposição Game of Goose, integrada na bienal Homo Faber 2024 – The Journey of Life, com a direcção artística do cineasta Luca Guadagnino e do arquiteto Nicolò Rosmarini, a realizar-se em Veneza, entre 1 e 30 Setembro de 2024. A convite da Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship (entidade promotora do evento), a artesã e a designer criaram três painéis (com 90cmx90cm) bordados em feltro de lã, uma técnica tradicional de Nisa, integrando a exposição que se compõe por um conjunto de 60 painéis produzidos por 20 ateliers de bordado de 20 países do mundo, criados especificamente para Game of Goose. 

Para a experiente bordadeira Dinis Pereira, de 81 anos, tratou-se de uma experiência diferente na sua carreira de 63 anos. «Fiquei muito feliz por regressar à Homo Faber, pois participei também na 1.ª edição, em 2018, desta vez em colaboração com diferentes artesãos de outros países, que não conhecia. Foi muito bom».

Publicidade

Já para a designer Kitty Oliveira, o convite da Home Faber é um reconhecimento às artes de Nisa, ao talento de seus/suas artesãos/ãs, e a colaboração com Dinis Pereira na concepção dos três painéis foi uma experiência desafiante, que a deixou muito satisfeita. 

A participação portuguesa neste evento contou com o apoio de Rosa Cravo (coordenado por Kitty Oliveira), um projecto na área do Design de Produto (vertentes Moda, Acessórios e Cerâmica), que visa preservar, promover e atualizar o património i/material de Nisa através do cruzamento entre as artes tradicionais e o design contemporâneo. Rosa Cravo é apoiado pelo Ministério da Cultura / Dgartes, através do programa Arte e Coesão Territorial e conta, igualmente, com a parceria da Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship, entre outros parceiros.

Kitty Oliveira, designer gráfica de formação e co-directora do projecto Rosa Cravo, desenvolve um trabalho de pesquisa e experimentação sobre as artes tradicionais portuguesas, com foco nas artes de Nisa. Entre 2010 e 2018, assumiu a gestão e coordenação de produção têxtil para o atelier da Joana Vasconcelos, estabelecendo a ponte entre o entre o atelier das artistas e as mestras tradicionais de bordados de Nisa. Em 2014 Kitty foi consultora a convite da Fundação Michelangelo para a selecção de um artesão de Nisa que viria a estar presente na 1ª edição da Homo Faber, na sala The Best of Europe. Em colaboração com o atelier de Dinis Pereira, criou uma colecção de acessórios de moda apresentada nacionalmente no MUDE e distinguido internacionalmente, com menção honrosa, na BID-Bienal Ibero-Americana de Design em Madrid. 

Figura muito conhecida em Nisa, Dinis Pereira é uma artesã autodidacta, especializada nos bordados em feltro de lã. Abriu o seu estúdio aos 30 anos, ensinando o ofício a diversas mulheres. Representou o artesanato de Nisa em feiras e eventos, em Portugal, Espanha e Itália. Participou no projeto da artista Joana Vasconcelos, produzindo bordados para instalações de arte e exposições. Foi convidada pela Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship para apresentar o seu artesanato na 1.ª edição da Homo Faber (2018).

Presentemente faz parte da equipa de criativos do projecto Rosa Cravo.

Dinis é uma referência de relevo na história contemporânea das artes de bordado em feltro de Nisa, estando o seu trabalho representado em diversas instituições estatais.

Publicidade