Depressão Irene chega na terça-feira e traz chuva e vento

A depressão Irene, nome atribuído pela METEO FRANCE (Serviço Meteorológico Francês), vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira a partir de terça-feira, dia 16, trazendo chuva persistente e vento forte.

De acordo com a previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir do final da tarde de terça-feira, no território do continente, a precipitação será persistente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada
até ao final de quarta-feira, dia 17, em especial nas regiões Norte e Centro.

O vento irá intensificar a partir da manhã do dia 16, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 75 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 85 km/h, podendo esta situação estender-se até ao final do dia 17.

Prevê-se também um aumento da agitação marítima nos dias 17 e 18 com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros em toda a costa.

A partir do dia 15, no arquipélago da Madeira, ocorrerão períodos de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes, em especial nas vertentes sul e terras altas da ilha da Madeira, no dia 16.

O vento irá intensificar no dia 16, soprando de sudoeste forte, com rajadas até 85 km/h, sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até
100 km/h.

O aumento da agitação marítima também será significativo com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros nos dias 16 e 17.

O vento e a agitação marítima fortes irão afectar as áreas marítimas de responsabilidade nacional.

O estado do tempo no arquipélago dos Açores não será directamente afectado pela referida depressão.

Publicidade