Cruz Vermelha de Portalegre com capacidade para realizar Testes Moleculares Rápidos à COVID-19

Reforçando aquele que tem sido o seu papel activo no combate à pandemia da Covid-19, a Delegação de Portalegre da Cruz Vermelha Portuguesa tem, a partir desta segunda-feira, dia 21, disponível mais um recurso em termos de testagem para a comunidade, sendo agora possível realizar Testes Moleculares Rápidos à COVID-19 com resultados em 15 minutos.

A Cruz Vermelha Portuguesa tem estado na “linha da frente” no âmbito das respostas de prevenção e controlo da COVID-19, nomeadamente, na capacitação de recursos de testagem, seja em Postos fixos disponíveis em todo o País, nos quais os Agentes de Protecção Civil têm uma via prioritária e gratuita, ou nas Unidades Móveis que actuam em situação de surto.

A CVP propôs-se a aumentar a capacidade de testagem no País com o Programa Especial de Testes, que está preparado para actuar em surtos, seja em Estruturas Residenciais para Idosos, na comunidade escolar ou em outras organizações identificadas pelas Autoridades de Saúde, passando também a estar mais capacitada para promover rastreios em públicos estratégicos no âmbito das respostas de prevenção, a cooperar com o Governo na implementação de testes de detecção de antigénio de leitura rápida em todo o território nacional.

A Delegação de Portalegre iniciou este trabalho de testes de deteção de antigénio a 25 de Janeiro deste ano, através de um posto fixo e da equipa móvel que se tem deslocado a várias zonas do País para a prestação deste serviço.

Neste momento foi lançado o Teste Molecular Rápido à COVID-19 com resultados em 15 minutos. Este é um teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), desenvolvido para o diagnóstico de infe ção por SARS-CoV-2. À semelhança do teste RT-PCR convencional, é um dos métodos de referência (“gold-standard”) para o diagnóstico e rastreio de infecção por SARS-CoV-2.

No Teste Molecular Rápido a análise da amostra é realizada num equipamento intuitivo de tecnologia avançada, fornecendo resultados moleculares em apenas 15 minutos. Não necessita de processamento em laboratório, reduzindo o tempo de espera do resultado de 24 horas para 30 minutos. De acordo com os estudos realizados até ao momento, a sensibilidade deste teste situa-se nos 93,3% e a especificidade nos 98,4%, o que possibilita ao médico tomar decisões clínicas atempadas e com segurança.

A Cruz Vermelha Portuguesa encontra-se, desde o início da pandemia, focada na prevenção e controlo da COVID-19 e mostra-se sempre atenta às novas directrizes que chegam por parte do Governo para quebrar novas cadeias de transmissão precocemente. Esta prevenção, segundo o Comunicado do Conselho de Ministros de 9 de Junho, é feita, por determinação da autoridade de saúde, aos trabalhadores que, independentemente do vínculo laboral, da modalidade ou da natureza da relação jurídica, prestem actividade em locais de trabalho com 150 ou mais trabalhadores. Passa, igualmente, a estar sujeito à realização de testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, de acordo com as normas e orientações da DGS, quem pretenda assistir ou participar em eventos natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar, designadamente casamentos e batizados, sempre que o número de participantes exceda o definido pela DGS para efeitos de testagem de participantes em eventos.

O teste antigénio e o teste molecular rápido podem ser agendados online através do link https://app.testescovidcvp.pt/ ou por telefone através do número 966783771.

Publicidade