Crato promove Assembleia Municipal Jovem

Decorreu na segunda-feira, no Crato, a Sessão Final da Assembleia Municipal Jovem, um projecto da responsabilidade da Assembleia Municipal do Crato, desenvolvido em articulação com o Agrupamento de Escolas do Crato e que contou com o apoio da Câmara Municipal.

Nesta primeira edição da Assembleia Municipal Jovem 2022/2023, foram envolvidos cerca de 120 alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas, na concretização das diferentes fases do projecto, durante o presente ano lectivo, com a intervenção e apoio dos professores envolvidos.

Para a realização da Sessão Final, foram constituídas cinco Bancadas Escolares, representativas de cada um dos anos de escolaridade, constituídas por cinco alunos efectivos e dois suplentes.

Sobre o tema escolhido para esta edição da Assembleia Municipal Jovem pelos alunos, “Crato com Idade, quer Oportunidade”, os representantes das diferentes Bancadas Escolares apresentaram e defenderam, com espírito crítico e com naturalidade, os respectivos projectos de intervenção, que reflectem, no fundo, a partilha de problemas e a identificação de soluções comuns para os mesmos, nos diferentes patamares de actuação.

O projecto de intervenção que foi mais votado será apresentado na próxima Sessão Ordinária da Assembleia Municipal do Crato.

Esta Sessão Final contou ainda com a presença dos dois Deputados à Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Portalegre, Ricardo Pinheiro e Eduardo Alves, que enalteceram o projecto e dirigiram palavras de incentivo à comunidade escolar.

Para Sandra Cardoso, presidente da Assembleia Municipal do Crato, «este foi um momento de concretização de um desafio definido no início deste mandato da Assembleia Municipal, para que se constituísse como um espaço privilegiado onde os jovens do concelho do Crato, pudessem apresentar e debater as necessidades e aspirações da vida local, bem como interiorizar os valores democráticos da participação política activa».

Adiantou ainda que «é fundamental motivar as crianças de hoje a tornarem-se amanhã cidadãos política e civicamente empenhados» e que «a Assembleia Municipal do Crato pode e deve dar um contributo nesse sentido».

Finalizou manifestando um profundo agradecimento ao Agrupamento de Escolas do Crato pelo empenho e trabalho construtivo na operacionalização do projecto.

Publicidade