COVID-19: ULSNA reporta mais três óbitos e 63 novos casos no distrito de Portalegre

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) reporta esta sexta-feira, dia 15, no seu relatório da situação epidemiológica, mais três óbitos, o que eleva para 96 o número de mortes registadas no distrito desde o início da pandemia, e mais 63 novos casos.

Dos três óbitos confirmados hoje um ocorreu no concelho de Elvas, que soma agora 12 óbitos, outro foi registado no concelho de Campo Maior, que tem agora quatro óbitos, e um outro no Crato, que contabiliza quatro óbitos.

Da lista de óbitos da ULSNA constam ainda os concelhos Portalegre com 37 mortes desde o início da pandemia, de Nisa com 13, Marvão com 11 e Avis com três óbitos. Reiteramos que os restantes óbitos não estão referenciados nos respectivos concelhos porque a unidade de saúde não divulga números inferiores a três casos por concelho.

O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indicam que, desde o início da pandemia, foram confirmados 3150 casos na região do Alto Alentejo, mais 63 casos do que ontem, registando-se um aumento do número de casos activos que é de agora 998 (+55), sendo que o número de recuperados aumentou para 2056 (+90).

De acordo com o boletim da ULSNA, há agora 42 pessoas internadas, mais três do que ontem, e foram realizados nesta unidade de saúde 43.955 testes.

De acordo com os dados da unidade de saúde, Elvas é o concelho com mais casos activos com 248 (+10) no total, segue-se Nisa com 135 (+1), Portalegre com 120 (+1), Alter com 93 (+2), Ponte de Sor com 91 (+12), Campo Maior com 85 (+21), Crato com 60 (=), Gavião com 31 (+4), Marvão com 24 (-2), Castelo de Vide com 26 (=), Avis com 20 (=), Sousel com 20 (=), Fronteira com 19 (=), Monforte com 17 (=) e Arronches com 9 (=).

Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h desta sexta-feira, dia 15, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios.

Na sequência da nota acima mencionada, em alguns municípios verifica-se um significativo desfasamento no número de casos activos quando comparadas com as últimas actualizações veiculadas pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.

No concelho de Elvas, a Câmara reporta um total de 373 casos activos. Em Arronches, onde foi confirmado um surto no lar de Mosteiros, a Câmara reporta 66 casos activos.

No concelho de Sousel a informação reportada pelo Município é da existência de 36 casos activos e em Ponte de Sor a informação veiculada aponta para 161 casos activos.

Também em Alter há uma discrepância significativa com a Câmara a reportar, na última actualização 116 casos, e em Campo Maior, onde foi detectado um surto entre as Irmãs Concepcionistas, são reportados 174 casos activos.

Destaque ainda para o concelho de Nisa, onde poderão ainda não estar espelhados os 36 resultados positivos na sequência da testagem de mais de 200 funcionários do Município, cujos testes foram efectuados em laboratório privado.

Publicidade