COVID-19: ULSNA reporta mais três óbitos e 34 novos casos no distrito de Portalegre

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) reporta esta segunda-feira, dia 1, no seu relatório da situação epidemiológica, mais três óbitos e 34 novos casos de COVID-19 no distrito de Portalegre.

De acordo com os dados que figuram no relatório da ULSNA o distrito regista um total de 157 mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia, sendo possível identificar que os óbitos das últimas 24 horas ocorreram nos concelhos de Campo Maior, Castelo de Vide e Portalegre.

Em termos globais e de acordo com as infroações divulgadas pela ULSNA, o concelho de Portalegre continua a ser o mais afectado com um total de 44 óbitos desde a pandemia, seguido de Elvas com 20 mortes, de Nisa com 18, de Alter com 12, Marvão com 12 e Ponte de Sor com 12.
Da lista constam ainda os concelhos de Castelo de Vide com 10 óbitos, Crato com seis, Campo Maior com seis, Monforte com cinco, Arronches com quatro, e Avis com três.

Reiteramos que os restantes óbitos não estão referenciados nos respectivos concelhos porque a unidade de saúde não divulga números inferiores a três casos por concelho.

O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indica que, desde o início da pandemia, foram confirmados 4235 casos na região do Alto Alentejo, mais 34 casos do que ontem, havendo a registar um aumento no número de casos activos que é de agora 1215, mais 31 do que ontem. Já o número de recuperados mantém-se em 2863.

De acordo com o boletim da ULSNA, mantêm-se internadas 72 pessoas e foram realizados nesta unidade de saúde 50.965 testes.

De acordo com os dados da unidade de saúde, Elvas é o concelho com mais casos activos ao registar um total de 245 (+18), segue-se Ponte de Sor com 216 (+1), Castelo de Vide com 149 (+3), Campo Maior com 125 (+8), Portalegre com 121 (=), Nisa com 72 (=), Alter com 71 (=), Monforte com 42 (=), Gavião com 31 (=), Marvão com 29 (=), Arronches com 34 (+3), Fronteira com 25 (+1), Sousel com 25 (=), Crato com 18 (=) e Avis com 12 (=).

Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h desta segunda-feira, dia 1, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios.

Na sequência da nota acima mencionada, em alguns municípios verifica-se um significativo desfasamento no número de casos activos quando comparadas com as últimas actualizações veiculadas pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos Municípios, estes são os concelhos que apresentam discrepâncias relativamente aos dados da ULSNA:

No concelho de Elvas, a Câmara reporta um total de 302 casos activos e 1253 confirmados desde o início da pandemia. Em Arronches, onde foi confirmado um surto no lar de Mosteiros, a Câmara reporta 55 casos activos.

No concelho de Sousel a informação reportada pelo Município é da existência de 52 casos activos, e em Ponte de Sor a informação veiculada aponta para 263 casos activos e 16 óbitos, havendo a registar surtos activos em algumas estruturas residenciais para idosos, de acordo com a Câmara.

Também em Campo Maior a última actualização do Município regista 206 casos activos e seis óbitos. Já em Fronteira, onde foram detectados surtos nas Misericórdias de Fronteira e Cabeço de Vide, há 106 casos activos, segundo informação da Câmara.

Publicidade