COVID-19: ULSNA reporta mais duas mortes e 25 novos casos no distrito de Portalegre

O relatório da situação epidemiológica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) desta segunda-feira, dia 11, reporta mais dois óbitos, o que eleva para 81 o número de mortes registadas no distrito desde o início da pandemia, e 25 novos casos.

De acordo com os dados divulgados, destaque para o concelho do Crato que passa a figurar no boletim com três óbitos e o concelho de Marvão que regista mais um óbito, totalizando 11 mortes associadas à COVID-19.

O concelho de Portalegre continua a ser o que regista mais óbitos com um total de 34, segue-se Nisa com 11, Elvas com seis e Avis com três e Campo Maior com outros três.  Reiteramos que os restantes óbitos não estão referenciados nos respectivos concelhos porque a unidade de saúde não divulga números inferiores a três casos por concelho.

O somatório dos números divulgados pela unidade de saúde indicam que, desde o início da pandemia, foram confirmados 2904 casos na região do Alto Alentejo, mais 25 casos do que ontem, registando-se também um aumento do número de casos activos que é de agora 964 (+23), sendo que o número de recuperados mantém-se inalterado com 1859 (=).

De acordo com o boletim da ULSNA, há agora 44 pessoas internadas, mais quatro do que ontem, e foram realizados nesta unidade de saúde 42.207 testes.

De acordo com os dados da unidade de saúde, Elvas é o concelho com mais casos activos com 253 (+14) no total, segue-se Nisa com 175 (=), Portalegre com 110 (+4), Alter com 87 (=), Ponte de Sor com 70 (+11), Campo Maior com 63 (-1), Crato com 52 (-1), Gavião com 31 (+1), Marvão com 29 (=), Castelo de Vide com 18 (=), Avis com 19 (=), Sousel com 23 (+4), Monforte com 16 (=), Fronteira com 13 (=) e Arronches com 5 (+2)

Importa realçar que os dados divulgados pela ULSNA referem-se até às 10h desta segunda, dia 11, tendo por base os dados apurados por laboratórios públicos, o que poderá justificar o desfasamento de alguns números relativamente à informação que tem sido divulgada pelos Municípios.

Apesar da nota acima mencionada, em alguns municípios verifica-se um significativo desfasamento no número de casos activos, de acordo com as últimas actualizações veiculadas pelos Municípios, o que poderá estar relacionado com o facto de terem sido realizados testes em laboratórios privados, motivo pelo qual ainda não constam deste boletim da ULSNA.

No concelho de Elvas, a Câmara reporta um total de 351 casos activos. Em Arronches, onde foi confirmado um surto no lar de Mosteiros, a Câmara reporta 55 casos activos.

No concelho de Sousel a informação reportada pelo Município é da existência de 36 casos activos e em Ponte de Sor a informação veiculada aponta para 117 casos activos.

Também em Alter há uma discrepância significativa com a Câmara a reportar, na última actualização 109 casos, e em Campo Maior, onde foi detectado um surto entre as Irmãs Concepcionistas, são reportados 102 casos activos.

Publicidade